“Sensação de Viver” em tamanho XS

coca-colaAo longo do ano tem sido muito divulgado que o xarope mais famoso do mundo celebrou 125 anos. Sim, a Coca-Cola, irresistível para uma grande maioria.

Mas a melhor notícia, no meu ponto de vista, ficou por dar.

Foi lançada uma mini-lata de 150 ml no mercado, para já ainda só disponível nas grandes superfícies. A diferença tem vantagens em relação à lata normal de 330 ml. São menos 180 ml de xarope, o que corresponde a menos açúcar, menos calorias (menos 75), mas, aquela “sensação de viver”, continua.

Será que isto é um sinal de que Atlanta, sede da Coca-Cola Company, despertou para as novas necessidades dos consumidores do Século XXI?

Quando se lê a “2020 Vision”, tudo indica que a reformulação da missão, visão e valores da Companhia parece apontar para esse caminho.

Nos anos 80, quando se ouvia o inconfundível glissando, a técnica do escorregar do dedo pelas teclas de um piano de forma suave, mas contínua, corria-se para assistir ao videoclip desta bebida e bloqueava-se na frente do ecrã: o anúncio tinha começado! Penso que marcou pelo menos uma geração.
Mas, a verdade seja dita, ao longo de todo o anúncio, era evidente a associação do consumo desta bebida ao exercício físico. A mensagem, simples, tinha implícito que para beber tinha rigorosamente que se mexer: todos os figurantes dançavam, sem excepção, de todas as idades, e todos mexiam o corpo. A bebida sugeria a relação da música com o ritmo, da vida activa com a boa disposição. E todos queremos aquelas sensações, mas alegria implica, regra geral, actividade.

Reveja e observe o videoclip:

Portanto, para um uso correcto, como xarope que é, tem regras:

  • Antes de o tomar certifique-se que vai praticar a actividade suficiente para gastar todas as calorias que são transportadas para dentro do seu corpo;
  • Sinta a emoção, mas opte por exemplo por uma mini-lata;
  • Não deve ser bebido em vez de água, leite ou outras bebidas ricas em nutrientes indispensáveis;
  • Não se esqueça que há efeitos indesejáveis. Se o beber todos os dias ou com bastante frequência pode haver um aumento rápido do peso;
  • Não se recomenda o seu uso a quem não tenha uma alimentação saudável, não pratique desporto ou faça algum tipo de exercício físico, e/ou não tenha o peso entre os limites considerados normais;
  • Se tomar “acidentalmente” grandes quantidades, contacte imediatamente o nutricionista e procure o Health Club mais próximo.

Boas férias, que é como quem diz, alegres e activas.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.