Porque não comer também a casca da banana?

Share on Facebook27Share on Google+0Tweet about this on Twitter

No nosso país é usual quando comemos uma banana deitarmos a casca para o lixo. Mas porque não comer também a casca da banana?

Parece estranho, mas em outros países, como a Índia, as pessoas têm tirado partido dos benefícios nutricionais que advêm de comer a casca deste fruto.

Enquanto o interior da banana é suave e doce, a casca é grossa, fibrosa e ligeiramente amarga. A casca pode ser misturada em batidos, frita, assada, ou ser cozinhada durante pelo menos dez minutos. Há imensas receitas dedicadas ao aproveitamento da casca, basta fazer uma pesquisa no Google e encontra pelo menos 390 mil opções. O calor é importante para romper as fibras da casca e assim suavizar a textura, tornando-a mais fácil de mastigar e digerir.

Além disso, quanto mais madura a banana estiver, mais fina e doce a casca estará. Isso deve-se à libertação de etileno que ocorre em alguns frutos durante o seu processo de amadurecimento. O etileno interage com os açúcares e fibras da casca, transformando açúcares complexos em açúcares simples e quebrando a pectina, uma fibra que mantém a casca rígida.

A polpa de uma banana de tamanho médio contém percentagens significativas da ingestão dietética de referência (denominada por DRI na língua inglesa) de vários nutrientes, tais como:

  • fibra, que ajuda na digestão e pode contribuir para diminuir o risco de diabetes;
  • vitamina C, importante para o sistema imunitário, bem como para o crescimento e desenvolvimento;
  • vitamina B6, que ajuda no metabolismo das proteínas, participa na formação dos glóbulos vermelhos do sangue e no normal funcionamento do sistema nervoso;
  • potássio, que ajuda no desenvolvimento de células, tecidos e órgãos;
  • magnésio, que é importante para a produção de energia e regula os níveis de glicose e pressão no sangue.

Benefícios nutricionais da casca de banana

Já a pele ou a casca, contém elevadas quantidades de vitaminas B6, de potássio e magnésio. Também contém alguma fibra e proteína.

Por isso, ao comer também a casca da banana estamos a fornecer ao nosso organismo uma quantidade ainda maior destes nutrientes tão essenciais para o nosso bem-estar.

Comer a casca de banana não é apenas bom para o organismo, mas também melhor para o meio ambiente, uma vez que se reduz a quantidade de resíduos orgânicos.

(fonte] Fonte da informação: texto adaptado de Business Insider, disponível em http://www.businessinsider.com.au/benefits-of-eating-banana-peels-2015-9?r=US&IR=T; Créditos da imagem: http://a3145z1.americdn.com/wp-content/uploads/2013/04/banana-amazing-fruit-and-cure.jpg