Reduzir o Risco de Cancro do Pulmão

O American Institute for Cancer Research (AICR) divulgou recentemente um estudo, publicado no Journal of the American Medical Association, que sugere que níveis elevados no sangue em vitamina B e aminoácido metionina têm um efeito positivo na redução do risco de desenvolver cancro do pulmão.

Susan Higginbotham, Directora de Investigação do AICR, comenta: “este estudo acrescenta evidência ao papel que a alimentação tem na redução do risco para o desenvolvimento do cancro do pulmão. Mas, o melhor conselho é, e continua a ser, não fumar“.

A vitamina B6 ou piridoxina está disponível em alimentos como o feijão, o milho e o arroz integral, nas carnes e peixes, nas frutas e legumes como: uvas, banana, couve-galega, couve-flor, couve-de-bruxelas, cebola, pimento encarnado, agrião.

O aminoácido metionina pode ser encontrado nos brócolos, também nas couves-de-bruxelas e cebola, no alho, arroz integral, milho, amêndoas, carnes, peixes e lacticínios.

Escolher alimentos variados e inseridos numa alimentação equilibrada vai fazer refeições ricas nestes dois nutrientes, como o Stop Cancer Portugal recomenda.

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)