Neste dia, o Dia Mundial da Alimentação 2022 alerta-nos: “ninguém deve ser deixado para trás”, para nos recordar e sensibilizar de que os problemas de alguns, afetam também todos os outros. Num mundo global somos todos frágeis.
A humanidade e o planeta sempre enfrentaram grandes desafios. Atualmente, vivemos novos desafios que se imiscuem com alguns tão velhos como a própria humanidade. A pandemia de COVID-19 junta-se à guerra, aos conflitos e tensões entre países, às alterações climáticas e ao aumento dos preços. A consequência imediata é a desigualdade entre povos que expandindo-se afeta a segurança alimentar global.
Sabemos e devemos construir um mundo sustentável onde todos devem estar incluídos e possam ter acesso regular a uma alimentação nutritiva.
Há milhões de pessoas que têm fome ou não têm acesso a uma dieta correta e suficiente. Acabar com a fome não é uma questão de oferta, de disponibilidade, mas sim de reparar desigualdades, isto porque, atualmente, a produção alimentar consegue alimentar todos os habitantes do planeta.
Um mundo melhor, sustentável é aquele em que todos contam. Todos devemos contribuir para essa mudança, trabalhando para um futuro inclusivo, promovendo a empatia e ações inclusivas, pensadas para atuar de forma global.
Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N.
Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC.
Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar.
Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas.
Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro.
Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003).
Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável.
Usa o novo acordo ortográfico.
Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC.
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools.
Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer.
Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication.
Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.