O que sabemos (e não sabemos) sobre o COVID-19
Em 2003, David Heymann liderou a resposta global da Organização Mundial da Saúde ao surto do síndrome respiratório agudo grave (SARS), conhecido também por epidemia de SARS.
Desde há 18 anos que se tem vindo a descobrir um grande número de coronavírus relacionados com a SARS no seu reservatório natural: os morcegos.
COVID-19 ou SARS-CoV-2 é o sétimo coronavírus conhecido por infetar seres humanos; SARS-CoV, MERS-CoV e SARS-CoV-2 podem causar surtos respiratórios graves. A infecção por COVID-19 está agora disseminada: 121.564 casos confirmados em mais de 110 países e 4.373 mortes no dia 11 de março de 2020.
Recentemente, o Professor David Heymann deu uma conferência sobre a COVID-19, disponibilizada pelo canal TED, onde responde às questões mais pertinentes:
- O que acontece se for infetado pelo coronavírus?
- Quem está em maior risco? E que condições preexistentes aumentam o risco?
- Onde devemos procurar informação atualizada?
- Como pode proteger-se?
- Como devemos agir com as fronteiras e os aeroportos?
- Qual é o tempo de espera estimado para estar disponível uma vacina?
- Que perguntas sobre este surto ainda não há resposta?
- A resposta global à epidemia pode ser melhorada?
- No futuro haverá novos surtos?
David Heymann é professor de epidemiologia de doenças infecciosas na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. Assista agora à TED Talk completa, onde David Heymann partilha as últimas descobertas sobre o COVID-19 e o que pode o futuro trazer. Estão disponíveis legendas em português.