Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Açúcares escondidos à vista desarmada

açúcares escondidos em quase todos os produtos embalados que comemos ao longo do dia. Ao que tudo indica, na prática não estamos a fazer rigorosamente nada para resolver este problema instalado na rotina alimentar diária de todas as crianças e adolescentes.

Limitar o consumo diário excessivo destes açúcares escondidos passa por afastar todos os produtos que contêm açúcares adicionados e que não estão sinalizados como tal, além das vulgares bebidas açucaradas.

Dizer às crianças e aos adolescentes para limitar o consumo de açúcar, eliminando os produtos que o contêm em quantidades excessivas e de que eles mais gostam de comer, é um conselho que entra por um ouvido e sai rapidamente pelo outro ou nem chega a ser captado.

Os adultos mais conscientes desta situação sabem como é frustrante um diálogo sobre isto. Recebemos uma desaprovação facial completa, acompanhada por um discurso vitimizante que pode seguir-se de birra ou chantagem.

Não vacile! Não é uma medida simpática de tomar. No entanto, é atualmente a mais necessária.

O açúcar adicionado aos produtos alimentares é a maior fonte escondida de calorias, o que contribui em grande medida para a obesidade, a diabetes tipo 2 e a cárie dentária.

A solução é relativamente simples. Identifique, por exemplo, os 5 ou 6 produtos mais consumidos nos lanches, ao pequeno almoço ou em refeições de preparação rápida; faça uma avaliação, através dos rótulos, do conteúdo dos ingredientes; verifique os nomes complicados que não reconhece.

Os açúcares adicionados nestes produtos dizem-se escondidos porque estão camuflados com nomes que não são percebidos como açúcares. O passo seguinte é banir por completo da alimentação todos esses produtos. A minha recomendação é que os substitua por produtos naturais livres de rótulos, como são exemplos a fruta e os frutos secos.

É incrível como certas mudanças de comportamento podem ser desencadeadas quando simplesmente começamos a prestar atenção à informação sobre os factos. Com essa informação pode iniciar o processo de educar o ambiente familiar com uma argumentação válida.

Para o ajudar a identificar os produtos que estão cheios de açúcar, quais os nomes que o escondem e para que possa entender algumas noções básicas sobre a molécula mais desejada do século, apresentamos um vídeo educativo da autoria de Robert Lustig.

Onde estão os açúcares escondidos?

Assista ao vídeo, partilhe-o com a camada jovem (legendas em português disponíveis, usando os comandos no canto inferior direito).

[fonte]Referências:MacGregor, G. A., & Hashem, K. M. (2014). Action on sugar—lessons from UK salt reduction programme. The Lancet, 383(9921), 929-931.; TED-Ed “Sugar: Hiding in plain sight” from Robert Lustig [/fonte]

Todos nós necessitamos de selénio. Para obter a quantidade diária recomendada, inclua diversidade nos alimentos com equilíbrio. Informe-se.
Todos nós necessitamos de boas doses de cálcio, mas muitos portugueses não obtêm a quantidade diária recomendada. Informe-se.
Todos nós necessitamos de ferro, mas muitos de nós não obtêm a quantidade diária recomendada através da alimentação. Informe-se.
Fritar com a AirFryer, faz bem ou não? A opção de fritar com pouca ou sem gordura tem benefícios, mas nada de abusos.