Dia Mundial da Saúde Oral 2017: mastigar com os dentes todos

Uma boa saúde oral contribui para a saúde geral e tem um impacto significativo no bem-estar.
Hoje comemora-se o Dia Mundial da Saúde Oral e o tema oficial da Federação Dentária Internacional (FDI) para celebrar este dia em 2017 pretende passar uma mensagem muito simples: uma boca saudável é importante todos os dias e em todas as idades.

O foco da campanha é sensibilizar as pessoas a fazerem escolhas inteligentes em relação à saúde oral, adotando bons hábitos de higiene oral, evitando fatores de risco e fazer check-up dentário regularmente desde cedo e ao longo da vida para ajudar a manter a uma ótima saúde oral até a velhice.

Por isso o vídeo promocional “Live Mouth Smart”  da FDI  pretende divulgar e promover a boca saudável em todas as idades para que se sinta confiante ao longo da vida, possa expressar-se e sentir-se atraente na vida.

Em Portugal existem cerca de 1 milhão de portugueses com obesidade e desses muitos sofrem de cárie dentária, a doença oral mais prevalente nas crianças e jovens.

O consumo regular de alimentos e bebidas com açúcar e a higiene oral pouco cuidada são exemplos de práticas diárias com grande influência no aparecimento de obesidade e saúde oral. Por sua vez, os problemas dentários poderão impedir o consumo de alguns alimentos protetores da doença, como as frutas, os hortícolas ou os cereais integrais.

Assista agora ao video

Fonte de informação:FDI World Dental Federation 

Sofia Costa, natural de Lisboa e residente em Leiria, frequenta atualmente o 2º ano da Licenciatura de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Aprecia atividades ao ar livre e cultiva um estilo de vida saudável. Gosta de participar em ações de solidariedade e fez voluntariado durante um ano, num Lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia. No futuro, gostaria de integrar um projeto que ajudasse a combater a fome no Mundo. Colaboradora do Stop Cancer Portugal desde abril de 2014. Usa o novo acordo ortográfico.  


  Sofia Costa, was born in Lisbon and lives in Leiria. Currently she is in 2nd year degree of Human Nutrition and Food Quality at Polytechnic Institute of Castelo Branco, Escola Superior Agrária (ESA). She enjoys outdoor activities and to have a healthy lifestyle. She likes to participate in actions of solidarity and had already done voluntary work, during a year in a nursery home health at Santa Casa da Misericórdia. In the future, she would like to join into a project to help fight hunger in the world. Collaborates with Stop Cancer Portugal since april 2014.