Dia Mundial da Criança: ler e aprender, participar e partilhar

uma-nova-corridaLer e aprender, participar e partilhar, tudo isto é educação e têm um papel fundamental no processo contínuo conhecido como desenvolvimento infantil.

Ler um livro é uma atividade frequentemente considerada individual mas todos os livros, sobretudo os contos, podem ganhar vida para além das suas páginas.

“Uma nova corrida marada, na conquista de uma alimentação saudável” é um dos contos da autoria de Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo. Nesta história o objetivo é incentivar as crianças para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis assim como para a prevenção de doenças relacionadas com alimentação desequilibrada.

Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo têm desenvolvido um trabalho único em escolas, bibliotecas e feiras do livro. Passaram por algumas cidades e freguesias do norte de Portugal, nomeadamente Paços de Ferreira, Negrelos, Matosinhos, Mindelo, Viana do Castelo, Esposende, Amares com a apresentação da história através de um teatro de fantoches e de uma pequena conversa com as crianças baseada nos dez mandamentos da alimentação saudável.

O teatro educacional é uma dinâmica muito útil para o desenvolvimento infantil. Fortalece a imaginação, promove a participação e a partilha entre as crianças permitindo um sentido de colaboração, ajuda a melhorar a autoestima e o espírito comunitário no ambiente escolar. Na educação para a saúde, estas iniciativas contribuem para que as crianças aprendam umas com as outras, talvez a melhor forma de aprender!

Ofereça o livro, também disponível para compra online ou partilhe uma história com as crianças organizando um teatro educacional. Os autores podem ser contactados através do e-mail anapaulafig.lo@gmail.com ou na sua página do facebook “Baú das Histórias Infantis”.

Créditos da imagem:http://www.timeanddate.com/holidays/un/universal-childrens-day

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.