Março: alertar para a prevenção do cancro colo-retal

Alertar para a prevenção do cancro colo-retal

O cancro colo-retal é o terceiro a matar em todo o mundo e a segunda forma de cancro mais frequente em Portugal; a terceira forma mais comum de cancro nos homens e a segunda mais comum nas mulheres.

Segundo a Cancer Research UK, em 2008, Portugal estava em 6º lugar entre os países com maior taxa de mortalidade por cancro do colon.

O cancro não é uma doença contagiosa. Existem fatores de risco que podem ser evitados. Uma alimentação excessiva em gorduras e pobre em cálcio, em folatos e fibras, o tabagismo, o alcoolismo, o sedentarismo contribuem para aumentar o risco de ter cancro colo-retal.

Mantenha uma dieta saudável que inclua muitos alimentos ricos em fibras, em vitaminas e minerais. Não se esqueça da sopa, da salada e da fruta, e limite o consumo de alimentos ricos em gordura como a manteiga, os fritos, os enchidos e produtos de salsicharia, os pacotes de bolachas e outros snacks. Seja moderado com a carne vermelha (porco e vaca) e pratique uma atividade física que goste para manter um peso adequado.

Agora que sabe como deve fazer, comece hoje a lutar pela prevenção desta doença.

Fontes de Informação: http://www.cancerresearchuk.org/cancer-info/cancerstats/types/bowel/riskfactors/; http://www.pop.eu.com/portal/publico-geral/tipos-de-cancro/cancro-colo-rectal/
Imagem: adaptada de http://ccalliance.org/march/

Milene Rechena, licenciada em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco em 2012. Tem como principais interesses a área da alimentação e da nutrição na terceira idade, a reeducação alimentar e a nutrição na prevenção de doenças. Gosta de fotografia e faz trabalhos de imagem como free-lancer. Por indicação do autor, os seus textos não obedecem ao novo acordo ortográfico.  


  Milene Rechena graduated in Human Nutrition and Food Quality at Instituto Politécnico of Castelo Branco in 2012. She's interested in elderly nutrition, food reeducation and in prevention of chronic diseases. Loves photography and works as a freelancer in image edition.