Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Março: alertar para a prevenção do cancro colo-retal

Alertar para a prevenção do cancro colo-retal

O cancro colo-retal é o terceiro a matar em todo o mundo e a segunda forma de cancro mais frequente em Portugal; a terceira forma mais comum de cancro nos homens e a segunda mais comum nas mulheres.

Segundo a Cancer Research UK, em 2008, Portugal estava em 6º lugar entre os países com maior taxa de mortalidade por cancro do colon.

O cancro não é uma doença contagiosa. Existem fatores de risco que podem ser evitados. Uma alimentação excessiva em gorduras e pobre em cálcio, em folatos e fibras, o tabagismo, o alcoolismo, o sedentarismo contribuem para aumentar o risco de ter cancro colo-retal.

Mantenha uma dieta saudável que inclua muitos alimentos ricos em fibras, em vitaminas e minerais. Não se esqueça da sopa, da salada e da fruta, e limite o consumo de alimentos ricos em gordura como a manteiga, os fritos, os enchidos e produtos de salsicharia, os pacotes de bolachas e outros snacks. Seja moderado com a carne vermelha (porco e vaca) e pratique uma atividade física que goste para manter um peso adequado.

Agora que sabe como deve fazer, comece hoje a lutar pela prevenção desta doença.

[fonte]Fontes de Informação: http://www.cancerresearchuk.org/cancer-info/cancerstats/types/bowel/riskfactors/; http://www.pop.eu.com/portal/publico-geral/tipos-de-cancro/cancro-colo-rectal/
Imagem: adaptada de http://ccalliance.org/march/[/fonte]

Qual o impacto do animal de estimação na vivência do cancro? Neste texto expomos alguns benefícios e desafios.
A doença autoimune do ouvido interno é uma doença rara. Saiba como se faz o diagnóstico e que tratamentos estão disponíveis.
Dormir pouco influencia o que comemos e quanto comemos. O neurocientista Matt Walker explica num pequeno vídeo educativo.
Consulte a lista dos 5 temas mais populares em 2023 através do motor de pesquisa Google. A prevenção começa com boa informação.