Ismael e Chopin

Ismael e Chopin

O último livro de Miguel Sousa Tavares lançado recentemente é um conto infantil, ideal para comemorar o Dia Mundial da Criança: com as que tem em casa ou, então, com a que tem “dentro de si”.

Ismael e Chopin” conta a história da imaginária amizade entre o coelho bravo Ismael e um músico famoso, Chopin.

Mas esta história está recheada de outras pequenas histórias que podem despertar-nos não só para a música, mas para alguns assuntos indispensáveis na educação e na saúde das nossas crianças.

O autor escreve logo no início do conto sobre a altura em que o pai de Ismael resolveu ensinar tudo ao seu filho.
“Assim que o meu pai decidiu fazer de mim o seu discípulo, começou por me explicar o principal: como encontrar comida nas estações do ano […]. É preciso esperar pelo Outono para comer azeitonas… e esperar pela Primavera para saborear as flores do campo.[…]
– E agora – disse ele, um dia – vou-te mostrar quem são os nossos inimigos e como deves evitá-los. […] Os homens são estranhos, Ismael. Nem sempre escolhem o que mais gostam, aquilo que os faz ser felizes.”

À medida que ia lendo o livro, percebi que, tal como o pai de Ismael que transmitiu tudo o que sabia para a sobrevivência e bem-estar dos seus filhos, também nós devemos ensinar os mais novos a criar hábitos correctos e importantes de vida, de forma a aprenderem hoje quem são os nossos inimigos e como devemos evitá-los. Quem está em melhor posição para transmitir essa sabedoria senão os pais?

Aproveite para ouvir uma pequena peça de Chopin. Costumo ouvi-la, não tantas vezes como gostaria, no final do dia, como faz o coelho Ismael.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.