Fazer dieta não funciona. A explicação de uma neurocientista

Share on Facebook437Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Há quantos anos tenta fazer dieta? Já iniciou e desistiu de quantos tipos de dietas? Cinco, dez, doze? Muitos mais? E todo o peso que perde, volta a recuperar ou consegue mesmo ganhar mais alguns quilos? Porque razão, muitos de nós, continuam a fazer a mesma coisa à espera de resultados diferentes?

“Se as dietas funcionassem já seriamos todos magros!” disse a neurocientista Sandra AAmodt, durante a sua conferência na TED Talks.

Chegam 12 minutos e 38 segundos para Sandra responder de forma sustentada porque razão as dietas normalmente não funcionam.  Depois defende uma solução para quem tem peso a mais: aprender a comer de forma consciente, isto é comer com atenção plena. Devemos seguir hábitos alimentares corretos e de um modo regular, mas também devemos saber identificar os sinais do corpo para compreender quando tem fome e parar quando está satisfeito.

Veja no video seguinte como Sandra Aaamodt usa a neurociência para nos esclarecer sobre a relação complexa que existe entre a nossa mente e os comportamentos, deixando alguns conselhos úteis para adotar hábitos alimentares equilibrados.

Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutorada em Estudos da Criança na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.