Dia Mundial da Alimentação 2021: as nossas ações são o nosso futuro
O Dia Mundial da Alimentação – dia 16 de outubro, é um dos mais celebrados dias do calendário das Nações Unidas. O tema deste ano, do Dia Mundial da Alimentação 2021 é “as nossas ações são o nosso futuro” para nos levar à reflexão de como, as nossas ações e escolhas alimentares afetam a saúde e o estado do planeta.
Ao optarmos por alimentos nutritivos e sustentáveis, tanto ao nível ambiental como social, estamos a estabelecer uma ligação com a natureza e, por conseguinte, a influenciar o mercado a fornecer este tipo de alimentos. A mudança está nas nossas mãos!
Todas as pessoas, e de modo global, precisam de mudar os seus padrões de consumo, ajudando, desta forma, a melhorar os sistemas alimentares.
A Organização para a Alimentação e Agricultura recorda-nos que a distribuição alimentar começa nas explorações agrícolas, segue para o mercado e termina no prato de cada um de nós. Tudo está interligado. E todos fazemos parte dessa longa viagem.
Assim, a iniciativa deste ano, Dia Mundial da Alimentação 2021, sensibiliza-nos a tornarmo-nos heróis da alimentação, executando ações que levam à mudança e à adoção de uma alimentação nutritiva, saudável e promotora de saúde. Destacamos algumas das ações que pode praticar:
- Escolha alimentos saudáveis, locais e da época
Os alimentos da época são alimentos produzidos numa altura do ano específica, em que o clima e a terra fornecem as condições ideais e os nutrientes necessários para um bom crescimento. Estes alimentos, normalmente, apresentam mais frescura, sabor, cor e valor nutricional. Um produtor local produz alimentos da época, respeitando o seu ciclo de crescimento e maturação. Além disso, há mais vantagens em escolher produtos locais: desenvolvimento da economia local; maior proximidade entre o produtor e o consumidor; valor mais justo pelos produtos; redução das emissões de CO2 e de embalagens.
- Aprenda a cultivar produtos em casa
A rubrica “+ saúde por metro quadrado” surgiu com o propósito de ensinar algumas técnicas de cultivo muito fáceis de aplicar no quotidiano, apenas num metro quadrado de terra, em sua casa. O objetivo é que os leitores se transformem em novos agricultores, autónomos e que experienciem o plantar, cuidar e colher alimentos que posteriormente vão cozinhar e comer.
- Respeita os alimentos e o ambiente desperdiçando menos
Segundo a World Wide Fund for Nature, uma organização internacional da conservação da natureza, mais de um terço da comida produzida anualmente a nível mundial para consumo humano é perdida ou desperdiçada, aproximadamente 2.5 mil milhões de toneladas.
Faça uma reflexão sobre o que pode fazer para minimizar o desperdício em sua casa. Anote algumas práticas para aplicar no dia-a-dia:
- Na hora de ir às compras e após verificar os alimentos que tem em casa, faça uma lista de compras
- Consuma em primeiro lugar os alimentos mais perecíveis como as frutas e legumes, a carne ou o peixe
- Compre a granel. Assim tem a possibilidade de adquirir apenas a quantidade de que necessita
- Aproveite as sobras dos alimentos. Seja criativo e experimente novas receitas utilizando os mesmos alimentos.
Todos unidos podemos fazer com que as nossas ações possam resultar em: melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade e vida. Todos, nós podemos!