Dia Mundial da Alimentação 2020: cultivar, alimentar e preservar. Juntos!
O Dia Mundial da Alimentação comemora-se anualmente desde 1981, no dia em que em 1945 foi fundada Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura –16 de outubro. Esta organização dedica-se a implementar medidas que contribuam para a segurança alimentar mundial, o que significa acesso a alimentos de boa qualidade, com regularidade e em quantidade suficiente.
O tema do dia mundial da alimentação é Cultivar, alimentar e preservar. Juntos, relembrando-nos que as comunidades mais pobres e vulneráveis são as que mais sofrem com crises de saúde mundiais como a que atravessamos e que assegurar o acesso a alimentos seguros e nutritivos é uma parte essencial da resposta à pandemia de COVID-19.
No Dia Mundial da Alimentação de 2020, todos os países, o setor privado e a sociedade civil são chamados a refletir e agir no sentido de ajudar as populações mais vulneráveis a recuperar desta crise e a tornar os sistemas alimentares mais resilientes e robustos para que consigam resistir às alterações climáticas.
A Organização para a Alimentação e Agricultura relembra ainda que, numa altura em que cerca de 3 milhões de pessoas não têm acesso à internet, as tecnologias digitais têm o potencial para fechar o foço digital que separa países desenvolvidos de países em vias de desenvolvimento, entre cidades e meios rurais, entre homens e mulheres e entre novos e velhos.
Algumas das aplicações destas tecnologias ao contexto da segurança alimentar são: maiores oportunidades para pequenos produtores, aplicações com potencial para otimizar a cadeia de alimentos, aumentando o acesso a alimentos nutritivos, reduzir o desperdício alimentar, otimizar o uso de recursos hídricos, otimizar o combate a pestes e doenças, entre outros.
Como consumidores, é fundamental que todos façamos escolhas que vão de encontro a uma alimentação mais nutritiva, saudável e promotora da saúde, apoiando uma agricultura mais sustentável, que tenha em conta a preservação dos recursos naturais. Algumas das medidas que pode adotar, passam por:
- Escolher alimentos saudáveis e nutritivos
- Optar por consumir alimentos locais e da época
- Junte-se a iniciativas locais que tenham como objetivo apoiar pessoas sem acesso a uma alimentação adequada
- Use a sua influência nas redes sociais para promover escolhas alimentares saudáveis e equilibradas
- Apoie iniciativas locais que visem promover hábitos alimentares saudáveis
- Tenha uma horta na sua varanda
Seja um herói dos alimentos #FoodHeroes