Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade 2019
Assinala-se no próximo dia 18 de maio o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade. Este dia, tem como objetivo sensibilizar para a problemática da obesidade e das sua implicações na saúde.
Os resultados do 1º Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF 2015) mostraram que os números da obesidade em Portugal se mantêm elevados: 38,9% da população portuguesa entre os 25 e os 74 anos tem excesso de peso e 28,7% apresenta um índice de massa corporal de obesidade (>= 30 kg/m2).
Quando avaliada a população infantil portuguesa, os números mantêm-se elevados. Num estudo publicado em dezembro de 2018, que avaliou a prevalência e incidência da obesidade e do excesso de peso em crianças entre os 4 e os 10 anos, verificou-se que a prevalência do excesso de peso aos 4 e 7 anos era de 22% e aos 10 anos de 26%. Por outro lado, aos 4 anos 10,6% da população estudada era obesa, aumentando a percentagem para 15,5% e 16,8% aos 7 e 10 anos respetivamente.
Sendo conhecida a associação entre a obesidade e o desenvolvimento de diversas doenças crónicas não transmissíveis, entre as quais se incluem alguns tipos de cancro, é importante que se adotem medidas para redução da sua prevalência na população portuguesa.
A estratégia para Portugal delineada no Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde (PNPAS) refere 3 elementos chave para a eficácia das intervenções direcionadas para a perda e controlo do peso:
- promoção de padrões alimentares estáveis com balanço nutricional e energético adequado às necessidades individuais de cada pessoa
- prática de atividade física regular
- promoção da motivação autónoma na aquisição dos novos hábitos.
Para assegurar a adequação dos seus novos hábitos alimentares à sua realidade clínica e estilo de vida, garantindo que todas as suas necessidades nutricionais individuais são asseguradas, torna-se fundamental o acompanhamento de um nutricionista.