9 anos de publicações: resiliência na prevenção

Hoje celebramos 9 anos de publicações, para todos aqueles que pretendam adotar um estilo de vida saudável.

Todos os dias desde que o Stop Cancer Portugal foi criado em 2010, eu e outros colaboradores trabalhamos para garantir que os portugueses acedam a conteúdos educativos e informativos, através das plataformas digitais, e possam escolher o caminho da saúde através da prevenção.

Esforçamo-nos para dar as melhores recomendações na prevenção das principais doenças deste século: as doenças oncológicas.

Adotar um estilo de vida saudável é um dos fatores mais importantes na prevenção do cancro. Mas também tem um contributo significativo depois de um diagnóstico e durante a sobrevivência.

Atualmente, na prevenção do cancro, a alimentação, a atividade física e o controlo de um peso saudável são alvo constante de pesquisas e atualizações frequentes, o que permite criar evidência científica robusta de modo a tomar as melhores decisões e as devidas precauções.

Planear uma vida saudável e de bem-estar começa com mudanças simples no estilo de vida que se tornam hábitos saudáveis.

Temos sido tão resilientes que sem qualquer fundo, apoio financeiro ou reconhecimento do nosso trabalho (com excepção dos gostos, comentários e emails de apoio que recebemos) continuamos aqui a desenvolver diariamente a nossa missão – alertar as pessoas para o cancro, o que contribui para a redução do aparecimento de novos casos e a melhorar a qualidade de vida dos que são afectados por esta doença.

Em 9 anos publicamos mais de 900 artigos, reunindo informação dedicada à promoção da saúde, tratando sempre essa informação com pesquisa e rigor científico.

Para nos apoiar, recomende a nossa página a alguém que possa beneficiar das leituras no Stop Cancer Portugal. Partilhe este link com eles. Continue a visitar, a participar!

Photo by rawpixel on Unsplash 

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.