Sete anos de publicações: promover a prevenção, defender a saúde

Hoje festejamos sete anos de publicações.

A 4 de março de 2010 iniciamos este projeto educativo e, desde então, publicamos regularmente conteúdos informativos, úteis e tanto quanto possível práticos, para adotar um estilo de vida saudável.

As escolhas que fazemos hoje, determinam a nossa saúde no futuro. Por isso, é urgente encontrar informação rigorosa e credível, suportada pela ciência, para orientar todos aqueles que pretendem tomar decisões relacionadas com a alimentação, com a atividade física, sobre a prevenção do cancro ou até mesmo sobre questões que se colocam durante um tratamento oncológico. Não se trata apenas de muita informação disponível mas de informação de qualidade que determina a qualidade das decisões diárias.

A prevenção das doenças, neste século, para que seja bem sucedida, deverá passar por uma estratégia baseada no conhecimento alicerçada em dois pilares: a educação e boas infraestruturas tecnológicas para potenciar o conhecimento partilhado.

Se assim acontecer, assistiremos gradualmente a uma mudança de paradigma sobre o relacionamento indivíduo-saúde, com preocupações ambientais e responsabilidade social. O estilo “quando-estou-doente-é-que-fico-aflito-e-me-preocupo-com-a-minha-saúde” dará lugar a um estilo novo: eu estou informado, logo com prevenção, defendo a minha saúde!

Na próxima década, defender a saúde deverá ser uma tarefa quotidiana através do acesso a áreas do conhecimento ligadas à prevenção do cancro e de outras doenças crónicas.

Por estas razões, saudámos todos os leitores e seguidores pelos sete anos de apoio nas redes sociais do Stop Cancer Portugal e renovamos o desejo de continuar a contribuir para a prevenção do cancro e para a promoção da saúde em Portugal.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.