Hoje festejamos sete anos de publicações.
A 4 de março de 2010 iniciamos este projeto educativo e, desde então, publicamos regularmente conteúdos informativos, úteis e tanto quanto possível práticos, para adotar um estilo de vida saudável.
As escolhas que fazemos hoje, determinam a nossa saúde no futuro. Por isso, é urgente encontrar informação rigorosa e credível, suportada pela ciência, para orientar todos aqueles que pretendem tomar decisões relacionadas com a alimentação, com a atividade física, sobre a prevenção do cancro ou até mesmo sobre questões que se colocam durante um tratamento oncológico. Não se trata apenas de muita informação disponível mas de informação de qualidade que determina a qualidade das decisões diárias.
A prevenção das doenças, neste século, para que seja bem sucedida, deverá passar por uma estratégia baseada no conhecimento alicerçada em dois pilares: a educação e boas infraestruturas tecnológicas para potenciar o conhecimento partilhado.
Se assim acontecer, assistiremos gradualmente a uma mudança de paradigma sobre o relacionamento indivíduo-saúde, com preocupações ambientais e responsabilidade social. O estilo “quando-estou-doente-é-que-fico-aflito-e-me-preocupo-com-a-minha-saúde” dará lugar a um estilo novo: eu estou informado, logo com prevenção, defendo a minha saúde!
Na próxima década, defender a saúde deverá ser uma tarefa quotidiana através do acesso a áreas do conhecimento ligadas à prevenção do cancro e de outras doenças crónicas.
Por estas razões, saudámos todos os leitores e seguidores pelos sete anos de apoio nas redes sociais do Stop Cancer Portugal e renovamos o desejo de continuar a contribuir para a prevenção do cancro e para a promoção da saúde em Portugal.