Rede Social para doentes com cancro

ihadcancer
Mailet Lopez encontrava-se de férias com a irmã, quando recebeu um telefonema do médico a informar que tinha cancro da mama. Assim, aos 37 anos, começou uma nova etapa! Mailet não se deu por vencida! A sua vontade de viver, alegria e o extremo suporte da sua família e amigos deram bons frutos. Mesmo assim, houve momentos em que se sentiu isolada e confusa… Precisa de alguém que a compreende-se verdadeiramente.

Durante a fase de tratamento partilhou a sua experiência num blog. Três anos depois criou a rede social I Had Cancer, a primeira dedicada a doentes com cancro e aos seus apoiantes-familiares.

Esta rede social tem por objectivo a partilha de experiências entre doentes em fase de tratamento, sobreviventes e seus apoiantes-familiares, amigos e anónimos que de alguma forma lidam ou tiveram de lidar com o cancro.

Para aceder ao website não é preciso estar registado, mas tal é necessário para aceder a algumas funções, como o envio de mensagens para uma determinada pessoa. Cada utilizador fornece a informação que achar pertinente e pode alterá-la a qualquer momento. Uma das mais-valias desta rede social é a possibilidade de pesquisar pessoas registadas por área geográfica (nesta fase apenas em território americano), sexo, idade, tipo de cancro ou tipo de tratamento. Desta forma poderá explorar as experiências e comunicar directamente com as pessoas que deseja.

O I Had Cancer é um projecto recente, criados por americanos, por isso a língua principal é o inglês. A função de pesquisa por área geográfica está limitada, para já, ao território americano. No entanto estas limitações irão certamente diminuir à medida que mais utilizadores de outros países se registarem.

Visualize o vídeo

Miguel Oliveira, natural de Braga, licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian – Universidade do Minho (2007), com passagem por Itália na área oncológica ao abrigo do programa de intercâmbio Europeu ERASMUS. Formador com CAP (2008), Pós-Graduado em Neuropsicologia de Intervenção pelo CRIAP/Associação Portuguesa de Neuropsicologia (2010). Colaborou no IEFP como formador. Iniciou a atividade de enfermagem em 2008 num hospital oncológico em Portugal, atualmente exerce a profissão no Reino Unido. Colaborou em vários projetos relacionados com a prevenção primária e apoio a doentes com cancro colo-rectal e seus familiares (Europacolon Portugal). Membro ativo na Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa, atualmente colaborador no Workgroup Dor. Por indicação do autor, os seus textos não obedecem ao novo acordo ortográfico.     Miguel Oliveira, born in Braga, Portugal, completed the Nursing License Degree at Calouste Gulbenkian Superior Nursing School, University of Minho (2007), with oncology experience in Italy under the European student exchange program ERASMUS. Former certified by IEFP (2008), completed the Post-Graduate Degree in Neuropsychology Intervention at CRIAP/ Portuguese Society of Neuropsychology (2010). Collaborated with IEFP as a former. Started as a Nurse Staff in 2008 in a cancer hospital in Portugal, at the moment is a Registered Nurse working in the UK. Collaborated in several projects dedicated to cancer primary prevention and support to colorectal cancer patients and its family (Europacolon Portugal). Active member of the Portuguese Association of Oncology Nursing, at the moment collaborates with the Pain Workgroup.