Portugal é considerado um País pequeno. É um ponto de vista.
Outra perspectiva é que Portugal é um País grande, tão grande que dificilmente se consegue conhecer todas as suas terras e todos os seus costumes. Um bom exemplo dessa grandeza reflecte-se nas mais diferentes tradições, de norte a sul, como é o caso da noite de Natal.
Como é que um País tão pequeno como o nosso tem na consoada pratos festivos tão diferentes? Nos Estados Unidos da América, uma nação povoada por diferentes raças em 50 estados, na Ceia de Natal há peru, para todos.
Quer ver este exemplo tão português?
“Sopas de Natal” é uma receita enviada por Cristina Santos, natural de Trancoso, na Beira Interior. Lembra já ser do tempo da sua bisavó e que só se faz para a noite da consoada.
Para 10 pessoas são necessários os seguintes ingredientes: 6 postas de bacalhau, meio pão de trigo, 4 couves portuguesas, azeite e alhos q.b. Deve cozer as couves juntamente com o bacalhau. Entretanto corte o pão em pedaços. Quando o bacalhau estiver cozido é retirado e desfiado. Quando as couves estiverem cozidas junta-se o pão e o bacalhau desfiado. Aqueça o azeite numa frigideira com o alho cortado em rodelas finas e deixe alourar; a seguir adicione-o à sopa e mexa.
Tem um modo de preparação simples e bastante nutritivo: as vitaminas e os minerais dos diversos ingredientes ficam todos na água da cozedura e não se perdem.
Na noite de consoada, a festa começa com estas sopas, depois comem-se as batatas cozidas com o bacalhau ou o polvo, acabando com as rabanadas, os sonhos e as filhoses.
Ainda vai a tempo de experimentar!

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N.
Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC.
Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar.
Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas.
Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro.
Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003).
Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável.
Usa o novo acordo ortográfico.
Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC.
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools.
Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer.
Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication.
Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.