Dia Mundial da Alimentação: dietas saudáveis para um Mundo sem fome

Dietas saudáveis para um Mundo sem fome, é o tema do Dia Mundial da Alimentação 2019, assinalado hoje, 16 de Outubro.

Este ano a temática incide no facto de ser necessário nutrir para além de alimentar. E, para isso é necessário que dietas saudáveis, constituídas por alimentos nutritivos, estejam disponíveis e acessíveis a todos.

A malnutrição pode ocorrer tanto por carência de comida e/ou nutrientes como por excesso. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), relembra que o número de pessoas que passa fome no Mundo é elevado e que o número de pessoas obesas ou com excesso de peso também.

Em Portugal, 38,9% da população entre os 25 e os 74 anos tem excesso de peso e 28,7% apresenta um índice de massa corporal de obesidade (>= 30 kg/m2). Na população infantil, os números são igualmente elevados. Um estudo publicado em dezembro de 2018, verificou que a prevalência do excesso de peso aos 4 e 7 anos atingia 22% e aos 10 anos de 26%.

A associação entre obesidade e o desenvolvimento de diversas doenças crónicas não transmissíveis, entre as quais se incluem alguns tipos de cancro, é conhecida. Por este motivo, é essencial sensibilizar para esta temática, já que é grande o impacto na saúde a longo prazo.

Para que as dietas saudáveis sejam uma realidade, é necessário um esforço conjunto que inclua, estratégias para melhorar as dietas escolares, incentivo à produção local, entre outras. Melhorar a legislação relativa à rotulagem, à publicidade e à comercialização de produtos alimentícios, serão também áreas de intervenção com impacto na promoção de uma alimentação mais saudável.

Como consumidores, é fundamental que todos façamos escolhas que vão de encontro a uma alimentação mais nutritiva, saudável e promotora da saúde. As nossas ações são o nosso futuro.

Veja os videos da campanha #zerohungerworld:

Referências: Gaio V, et al.Prevalência de excesso de peso e de obesidade em Portugal: resultados do primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF 2015).Time trends in prevalence and incidence rates of childhood overweight and obesity in Portugal: Generation XXI birth cohort. Int J Obes (Lond). 2019 Feb;43(2):424-427.http://www.fao.org/world-food-day/en/, acesso em [13/10/2019].Crédito das imagens:fao.org

Inês Correia

Inês Almada Correia, nutricionista, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas 3684N, pós- graduada em Nutrição em Oncologia pela Universidade Católica Portuguesa. Tem colaborado com a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) em atividades, tais como workshops sobre alimentação direc (...)