O corpo está preparado para a saúde

A maioria das perturbações orgânicas, incluindo a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares deve-se à adoção e permanência de estilos de vida, hábitos, rotinas e comportamentos que, aliados a alguma ignorância e muita ingenuidade, atentam contra o estado de saúde ótimo a que todos temos direito. Muitos dos nossos hábitos, que se instalam por longos anos, são geradores de toxinas orgânicas e toxinas mentais, desequilibrando a energia que sustenta a vida da mais pequenina célula ao órgão mais complexo. Como o corpo tende naturalmente para o equilíbrio (os genes querem que nós vivamos, não porque gostem de nós mas porque precisam do nosso corpo para assegurarem a perpetuação da nossa espécie) acontece que ele tolera muitos dos nossos atentados contra a saúde pelo que é natural sentirmo-nos em muito bom estado, fortes e saudáveis durante anos. Há milhares de doenças nos seres humanos. Por causa de tão sombrio número a probabilidade (teórica) de ficarmos doentes é elevadíssima; não obstante, o nosso sistema imunitário e a natural resistência dos vários órgãos que constituem o corpo permitem-nos manter-nos com um razoável nível de saúde a maior parte da nossa vida. Vários investigadores (médicos e biólogos) consideram perfeitamente viável qualquer pessoa saudável atingir os 100 anos de idade sem incapacitações ou doenças, ou seja, num estado de saúde ótima desde que adote um conjunto básico de hábitos que lhe garanta uma alimentação equilibrada, exercício físico quanto baste e tranquilidade mental e emocional.
Março: alertar para a prevenção do cancro colo-retal
O cancro colo-retal é o terceiro a matar em todo o mundo e a segunda forma de cancro mais frequente em Portugal; a terceira forma mais comum de cancro nos homens e a segunda mais comum nas mulheres.
Caminhada: Eco de ecológico e de económico
Este fim-de-semana observei dois locais em Lisboa: Monsanto e Belém. Reparei que cada vez é mais frequente verem-se pessoas a caminhar, a correr ou a andar de bicicleta. De facto é o desporto à mão de todos. Não necessita de ginásio, de acessórios ou de treinador. O bilhete para entrar é … determinação! Naturalmente que devemos ter presente os hábitos, a idade e o peso mas caminhar faz parte da mobilidade pelo que está acessível a todos! No início da caminhada tudo parece pesar. São os minutos, a passada, as costas e o peso do peso. O fundamental é uma questão de vontade. De atitude. Sem ela nada se consegue. O ideal é a partilha. Lembra-se daquele amigo que falou numa “futebolada” à 3ª ou no “ténis” à 6ª? E que tal desafiá-lo para começarem a caminhar? Pense em si, olhe-se e defina os seus objectivos. O seu é o seu bem-estar, certo? Então, se não for de outra forma vá, por si. Inicie uma caminhada de 40 minutos três vezes por semana. Seja determinado e a primeira coisa que vai sentir é o prazer das suas vitórias por se ter colocado na sua agenda. No final de três semanas começará a sentir a respiração a melhorar. Com o tempo as suas pernas farão o trajecto por si e a sua cabeça estará focada em novos percursos. Voltaremos a conversar, lado a lado.