Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Lesões na prática de yoga

lesões-na-pratica-do-yoga,

Não há nada pior para um professor de yoga que ouvir um aluno apresentar dores numa zona do corpo e considerar que a causa está num movimento, numa asana (postura), ou mesmo na correção que o professor fez. Todos os professores já passaram pela situação do aluno abandonar a prática por considerar que a responsabilidade é do professor. Sem querer aqui abordar o tema da formação do professor, da capacidade deste para saber corrigir o aluno no momento certo, enquanto professora de yoga o importante é elaborar uma aula que possa beneficiar todos os alunos presentes e que, naturalmente, apresentam níveis diferentes de atenção, de concentração e de prática física.

De uma forma geral, as lesões não surgem no momento, são o resultado de vários movimentos mal feitos de forma continuada. E alguns desses movimentos não são feitos em aula, são realizados no quotidiano e que se refletem na aula, já que, esta apela a uma maior exigência física, pelo pedido de uma maior flexibilidade ou do incremento do uso da força muscular.

A vigilância do professor aos alunos é uma presença exterior. O professor não está dentro do aluno e muitas vezes o nível de concentração que o aluno apresenta não se refere ao momento presente vivenciado, mas a um pensamento em que mantém o foco nesse momento. E se nesse momento o professor pensa que o aluno está focado na aula, pela prática da postura correta, isso deve-se ao facto, do domínio completo dessa mesma postura, mas não significa que a pressão sobre os músculos, pés, ou mãos esteja a ser feita de forma correta, porque a prática de yoga tem as suas nuances ao ser tão precisa e mesmo perfecionista na forma como se executa. E só essa precisão e plena atenção no momento presente permite ao aluno saber escutar o seu corpo e levá-lo ao caminho da descoberta de si. Manter o aluno focado é um dos grandes desafios do professor de yoga.

No que se refere ao movimento em concreto, o que se assiste muitas vezes é que o aluno não escuta o professor. Realiza o que lhe é solicitado de forma automática o que leva a uma perda da noção corporal, colocando a carga do movimento em locais do corpo errados. Por exemplo, forçando mais o joelho no movimento de deslocar a perna para a frente e pousando o pé, não com a correta colocação do mesmo, mas usando mais o joelho para realizar esse apoio. Este movimento simples, com o decorrer do tempo cria lesões nos joelhos. Este movimento simples, não acontece apenas na aula é uma caraterística do aluno na forma como se movimenta no dia a dia.

Uma das minhas preocupações quando dou aula é perceber ao pormenor cada aluno, a forma como anda, como coloca o corpo nesse movimento. A posição dos ombros e das mãos e sobretudo dos pés, porque são a base da nossa deslocação e ensina muito sobre o corpo do aluno. Eu conheço muitos dos meus alunos pela forma como tocam à campainha, ou pelo ruído que fazem a subir as escadas. Porque a forma como o aluno sobe as escadas já é reveladora.

No que se refere à prática das asanas, as preocupações são as mesmas em relação ao movimento. Por vezes o apoio do pé é revelador que a pressão sobre a anca ou o joelho está a ser feita de forma errada. A forma como o aluno se mantém de pé, mostra as anomalias da coluna e sugere as correções a serem aplicadas.

Praticar yoga é a descoberta de quem se é. E o foco no corpo e a atitude mental para manter esse foco, são cruciais para a descoberta da nossa individualidade e para o crescimento como indivíduos integrados no coletivo.

Leia também o artigo publicado aqui, sobre como prevenir lesões na aula de yoga.

[fonte]Fotografia: https://www.eusemfronteiras.com.br/yoga-desistir-ou-continuar/[/fonte]

Caminhar 4000 passos por dia, o equivalente a cerca de três quilómetros, pode diminuir o risco de morte por qualquer causa. informe-se!
A prática de yoga conduz o praticante a uma perceção de quem é. Conheça algumas verdades sobre o yoga e avalie os benefícios da sua prática.
A prática do yoga de forma individualizada pode ser particularmente benéfica nos cuidados de saúde mental. Informe-se.
Existem pessoas que quando aconselhadas a praticar yoga, mostram resistência sobre a capacidade desta prática os ajudar. Sabe porquê?