Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Beber água: qual é a quantidade que precisamos de beber?

Sabemos que beber água é essencial para a homeostase celular e estão-lhe atribuídas múltiplas funções para que o corpo humano funcione bem.

Nós humanos, somos compostos em média por cerca de 55 a 60% de água; 75% do peso corporal dos bebés a 55% do peso nos idosos.

 Sem água apenas podemos sobreviver alguns dias. No entanto, existem muitas questões sem resposta sobre este componente essencial ao corpo e à dieta. Comecemos pela questão que mais frequentemente se coloca: qual é a quantidade de água que precisamos beber para nos mantermos saudáveis?

 A educadora Mia Nacamulli criou um pequeno vídeo educativo para a TED-Ed, onde destaca toda a informação essencial e atualizada para responder a esta pergunta.

Mia Nacamulli fornece-nos algumas noções sobre os benefícios de beber água, da hidratação para a saúde, sobre os padrões gerais da ingestão de água e alguns fatores ligados à ingestão que podem gerar desidratação ou hiperidratação, a hidratação excessiva.
Assista ao vídeo (legendas em português disponíveis, usando os comandos no canto inferior direito).

 [fonte]Referência: Popkin, B. M., D’Anci, K. E., & Rosenberg, I. H. (2010). Water, hydration, and health. Nutrition reviews, 68(8), 439-458.; Créditos da imagem: https://www.ted.com/talks/mia_nacamulli_what_would_happen_if_you_didn_t_drink_water/transcript [/fonte]

Fritar com a AirFryer, faz bem ou não? A opção de fritar com pouca ou sem gordura tem benefícios, mas nada de abusos.
Seguir uma dieta baixa em sódio pode beneficiar a saúde em vários aspetos e esse beneficio é para todos! Informe-se!
Todos nós necessitamos de boas doses de colina. É um nutriente vital para a memória, o humor e outras funções do cérebro. Saiba mais.
Todos nós necessitamos de boas doses de zinco, mas estamos a comer corretamente para conseguir ingerir a quantidade recomendada?