A prática do yoga no bem-estar físico e psicológico

O yoga é uma disciplina física e mental. A prática do yoga visa a integração do corpo físico, do corpo espiritual, da mente (os aspetos intelectual e emocional) com a consciência individual. Esta consciência visa o foco entre a respiração, a mente, os sentidos e a determinação de manter estas conexões sempre ativas, durante toda a prática de yoga: relaxamento, prática de posturas e meditação.

A prática de yoga e a filosofia subjacente encontrada em inúmeros textos desde a antiguidade, é considerada por muitos especialistas como a mais antiga e mais importante prática para a elaboração de um ramo da filosofia, a filosofia de vida.

Para o yoga, o ser humano é constituído por cinco invólucros, capas ou campos, ou seja: o corpo físico, prana, manas, o conhecimento e a bem-aventurança. O corpo físico, assegurado pelos alimentos, água e ar que se respira. Prana (princípio vital, respiração), que representa o princípio fundamental que sustenta toda a vida, controlando as funções dos órgãos e do sistema orgânico. Manas (mente), refere-se às funções do cérebro (por exemplo a memória). O conhecimento é toda a prática de atuação na vida que permite a aprendizagem de si e do mundo que o rodeia. A forma como esse conhecimento é adquirido e gerido leva à bem-aventurança.

Um dos principais objetivos da prática do yoga é alcançar a tranquilidade da mente, permitindo uma sensação de bem-estar e relaxamento. Quando este objetivo é alcançado, percebe-se uma capacidade acrescida da mente ao nível da sua eficácia, contribuindo para o aumento da autoconfiança, da atenção. Ao mesmo tempo assiste-se a uma diminuição da irritabilidade, criando uma visão mais otimista da vida.

Assim, praticar yoga pode ser um meio para controlar e aliviar o stress agudo e crónico, ajudando a superar as comorbidades associadas e, portanto, melhorar a qualidade de vida. Existem numerosos estudos a demonstrar a eficácia da prática do yoga na redução de várias sintomatologias e doenças, tais como, problemas de tensão, doenças do foro respiratório, diabetes, obesidade.  Outros estudos indicam que as asanas, a prática de posturas, e a meditação, ou uma combinação das duas podem reduzir a dor e a incapacidade associada, melhorando a flexibilidade e a mobilidade funcional em pessoas com dificuldade de locomoção ou por deformação postural.

Com este conhecimento, percebe-se assim a importância da prática de yoga para a compreensão do corpo humano e a sua íntima ligação entre a mente, as sensações, sentimentos e outros estados mentais. A consciência de quem se é, do que se pretende ser na vida surge de forma fluída, ao longo da prática consciente, consistente e persistente do yoga.

Faça yoga e perceba a celebração de vida que esta prática oferece.

Fonte de informação: Daniel Bubnis. What are the health benefits of yoga? Disponível em https://www.medicalnewstoday.com/articles/326414;Créditos da imagem:https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/6-passos-para-se-encontrar-com-a-verdade-felicidade,b45060a2bc99cb89a8af1dd1ada823e0rn9ij263.html

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.