Na conferência TED com o tema “Precisamos de alimentar o mundo inteiro” Louise Fresco apresentou a sua ideia para o problema global da alimentação. Ela entende que: é hora de pensar na alimentação como um assunto de grande importância social e económica tal como é a questão do petróleo, em que a agricultura e um consumo alimentar responsáveis são cruciais para a estabilidade mundial.
Durante a palestra, Louise Fresco mostra-nos uma outra perspetiva sobre o pão branco, o alimento básico da alimentação mundial, produzido industrialmente para venda diária nas grandes superfícies comerciais. Ela defende que uma produção que seja ambientalmente sustentável, irá alimentar o mundo, deixando outro papel para as pequenas padarias com métodos tradicionais.
Louise Fresco é especialista e consultora mundial em agricultura e sustentabilidade, tendo o ocupado o lugar de diretora das Nações Unidas.
A fome, a pobreza e os problemas ambientais estão interligados. Para os resolver à escala global torna-se necessário modernizar a agricultura que “fornece meios de subsistência para todas as civilizações”. A ajuda alimentar não é uma solução para a fome no mundo. São as soluções locais inteligentes que viabilizem uma produção de alimentos sustentável é que poderão aliviar a pressão sobre a produção massiva de alimentos. Por isso, utiliza o exemplo do pão branco para explicar o que pensa ser uma solução global sustentável para alimentar o mundo.
Assista ao video disponibilizado pelocanal TED. Conheça alguns factos básicos da alimentação moderna e pense mais sobre o que come.