Princípios básicos para relaxar na aula de yoga

Há alguns princípios básicos a seguir para relaxar convenientemente na aula de yoga.

O relaxamento é um dos momentos que constituem as aulas de yoga. A aula é composta por dois tipos de relaxamento: no início da aula, como forma de centrar a mente na atividade que se vai desenvolver, permitindo ao corpo e à mente de entrar num registo de maior consciência da sessão de yoga que vai iniciar. No final da aula,  é um processo de relaxar o corpo, depois do esforço a que esteve submetido durante a aula, para que o praticante perceba a forma como ao abrigo de uma atitude consciente possa sentir o domínio que tem sobre a mente, a respiração e o corpo.

O relaxamento inicial é breve. O fim a que se destina não é proporcionar um relaxamento completo, mas apenas permitir ao aluno perceber que agora se deve concentrar na aula, e nas solicitações que surgem. Quando se pede ao praticante para relaxar diversas partes do corpo, na realidade está-se a pedir que perceba se o corpo está em regime de alerta e entender qual o processo que o pode levar a entrar num processo de menor agitação física, sobretudo mental. A agitação mental impede a manutenção do corpo imóvel. A tomada de consciência de uma qualquer atividade física durante o relaxamento significa que a mente não se acalmou, devendo-se através da consciência do momento, relaxar as partes do corpo que se considerar tensas.

O relaxamento final é mais efetivo e de maior duração. O seu objetivo é proporcionar ao praticante de yoga um relaxamento não apenas físico, fruto da atividade física que até aí ocorreu, mas é um momento de consciência da respiração, do modo como se acalma e como influi o acalmar da mente e do corpo; perceber de forma consciente como a mente influência o acalmar da respiração e como esta influi no relaxamento físico, o que é fundamental para o equilíbrio psicológico do praticante. Desta pequena experiência fica percetível que o domínio sobre aquilo que se pensa depende da capacidade de concentração e de objetividade sobre os pensamentos. Acalmar a mente passa pelo processo de saber que os pensamentos, angústias, dúvidas são fruto do valor que se atribui aos acontecimentos da vida. Saber escutar o corpo e a mente com equanimidade é a chave para um relaxamento efetivo.

Qualquer desconforto físico ou mental que sinta durante a prática do relaxamento deve ser verbalizado com o professor de yoga, para juntos perceberem como o relaxamento pode ser cada dia mais eficaz.

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.