Controlar o aumento do peso na cessação tabágica

Muitas pessoas querem parar de fumar, mas adiam essa decisão por recear não controlar o aumento do peso.  Na verdade, o medo de aumentar o peso é uma das principais razões citadas pelos fumadores em desistir de fumar.

Continuar a fumar é mais perigoso que ganhar algum peso, que pode ser visto como um pequeno preço a pagar pelos múltiplos benefícios de parar de fumar. A cessação tabágica diminui a morbilidade e a mortalidade relacionada com doenças do foro oncológico, vascular, respiratório e aumenta a expectativa de vida em mais de 10 anos. É um componente essencial da prevenção primária e secundária das doenças cardiovasculares.

De facto, um dos efeitos da cessação tabágica é o ganho de peso. A maioria das pessoas quando ficam livres do tabaco e da nicotina têm mais apetite e o seu metabolismo fica mais lento, havendo um ganho de peso na ordem dos 4 a 5 kg até aos 12 meses e em que o maior aumento acontece nos primeiros 3 meses após cessação tabágica. No entanto, isso só acontece quando o ex-fumador não toma medidas para evitar o ganho de peso.

Um programa de gestão de peso, com aconselhamento personalizado para a adoção de um novo estilo de vida é o suporte adequado para travar o aumento de peso e alcançar um peso saudável. O programa ajuda-o a construir novos hábitos de alimentação e exercício físico, a controlar o apetite e a aprender a comer de modo consciente e a praticar uma atividade física que goste. É, também, a melhor forma de sentir-se confiante e orientado no primeiro ano de cessação tabágica, permitindo diminuir preocupações com o ganho de peso durante um período delicado da cessação tabágica e prevenir uma recaída.

parar de fumar,

Referências: Harris, K. K., Zopey, M., & Friedman, T. C. (2016). Metabolic effects of smoking cessation. Nature Reviews Endocrinology12(5), 299.; Jha, P., Ramasundarahettige, C., Landsman, V., Rostron, B., Thun, M., Anderson, R. N., … & Peto, R. (2013). 21st-century hazards of smoking and benefits of cessation in the United States. New England Journal of Medicine368(4), 341-350.; Rigotti, N. A., & Clair, C. (2018). Weight gain after smoking cessation: more data to refute concerns. European heart journal.; Photo by Ryan Tauss on Unsplash ; https://www.health.harvard.edu/blog/lung-disease-smokers-dont-copd-201606099741

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.