Numa altura em que tendencialmente passamos mais tempo sentados, a trabalhar, no computador, a ver televisão, nas deslocações de carro, é cada vez mais importante encontrar estratégias para reduzir os momentos de sedentarismo.
Os comportamentos sedentários prolongados estão associados a um maior risco de desenvolver diversas patologias, entre as quais se encontram alguns tipos de cancro. O impacto negativo na saúde parece fazer-se sentir em particular quando o tempo sentado se encontra acima das 8 horas diárias, agravando-se se associado a baixos níveis de atividade física ou a períodos em que se encontre sentado ininterruptamente.
Comportamentos sedentários: sugestões para os reduzir no local de trabalho
- Defina um alarme que o avise para se levantar a cada 30 minutos ou 1 hora.
- Use a tecnologia a seu favor e escolha uma aplicação para o computador ou telemóvel que contabilize o tempo que passa sentado ou que sugira atividades
simples para as suas pausas ativas.
- Aproveite o tempo livre das horas de refeição para fazer pequenas caminhadas.
- Use um podómetro para contabilizar os passos que dá por dia.
- Use uma casa de banho mais longe do seu posto de trabalho.
- Beba mais água. Desta forma terá de encher a sua garrafa com mais frequência.
- Prefira as escadas em alternativa ao elevador.
- Nas deslocações para o trabalho opte por caminhar, deslocar-se de bicicleta ou manter-se em pé nos transportes públicos.
- Opte por falar ao telefone em pé ou se possível, fale enquanto caminha.
- Faça reuniões de trabalho enquanto caminha (walking meetings).
- Opte por uma secretária em que trabalhe em pé.
O tema da inatividade física tem sido abordado em outros artigos no Stop Cancer Portugal e pode revisitá-los aqui e aqui.
Para terminar, deixamos um video para ilustrar o impacto que o sedentarismo tem em cada um de nós, realçando que o impacto positivo não se limita à componente física, estendendo-se também à melhoria da atividade do cérebro:
[fonte]Referências: Saunders DH, et al. Interventions for reducing sedentary behaviour in people with stroke.Cochrane Database of Systematic Reviews2018, Issue 4. Art. No.: CD012996. Biswas A, et al. Sedentary time and its association with risk for disease incidence, mortality, and hospitalization in adults: a systematic review and meta-analysis.Ann Intern Med. 2015 Jan 20;162(2):123-32. [/fonte]