Cozinhar em casa pode ajudar a mudar o mundo, defende o Chef Gastón Acurio.
Conhecido por promover a culinária peruana e pelo restaurante Astrid y Gastón, Gastón Acurio lembra que hoje em dia morrem mais pessoas por obesidade do que por fome.
A sua mensagem tem o objetivo simples: a cozinha e a culinária caseira devem voltar a ser importantes em cada lar. Devem estar no centro de cada família. Cozinhar em casa ajuda a preservar a ancestralidade e as tradições culinárias, com apoio de informação e educação.
Só assim podemos decidir corretamente, o que cozinhar e o que comer para encontrar equilíbrio e harmonia entre saúde e prazer. Na economia, alcançar o equilíbrio entre os pequenos produtores e a grande indústria, entre a cultura local, o meio ambiente, entre produtos locais e produtos universais.
Gastón Acurio começou a sua formação em Paris no Le Cordon Bleu. Em 1994 fundou seu primeiro restaurante e foi nomeado Embaixador da Boa Vontade pelo Unicef em 2009.
Em abril de 2018, na sua palestra TED em Nova Iorque conta-nos 3 histórias para que possamos compreender a influência da culinária caseira e de voltar a cozinhar em casa para atingir o bem-estar, para recuperar o meio ambiente, para combater as desigualdades e para encontrar paz emocional.
Assista ao vídeo e passe a usar mais a sua cozinha. Cozinhe em casa!
[fonte]Créditos da imagem: Caroline Attwood on Unsplash [/fonte]