Cozinhar em casa pode ajudar a mudar o mundo, defende o Chef Gastón Acurio.
Conhecido por promover a culinária peruana e pelo restaurante Astrid y Gastón, Gastón Acurio lembra que hoje em dia morrem mais pessoas por obesidade do que por fome.
A sua mensagem tem o objetivo simples: a cozinha e a culinária caseira devem voltar a ser importantes em cada lar. Devem estar no centro de cada família. Cozinhar em casa ajuda a preservar a ancestralidade e as tradições culinárias, com apoio de informação e educação.
Só assim podemos decidir corretamente, o que cozinhar e o que comer para encontrar equilíbrio e harmonia entre saúde e prazer. Na economia, alcançar o equilíbrio entre os pequenos produtores e a grande indústria, entre a cultura local, o meio ambiente, entre produtos locais e produtos universais.
Gastón Acurio começou a sua formação em Paris no Le Cordon Bleu. Em 1994 fundou seu primeiro restaurante e foi nomeado Embaixador da Boa Vontade pelo Unicef em 2009.
Em abril de 2018, na sua palestra TED em Nova Iorque conta-nos 3 histórias para que possamos compreender a influência da culinária caseira e de voltar a cozinhar em casa para atingir o bem-estar, para recuperar o meio ambiente, para combater as desigualdades e para encontrar paz emocional.
Assista ao vídeo e passe a usar mais a sua cozinha. Cozinhe em casa!

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N.
Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC.
Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar.
Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas.
Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro.
Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003).
Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável.
Usa o novo acordo ortográfico.
Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC.
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools.
Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer.
Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication.
Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.