Hatha yoga: o yoga e a espiritualidade

Quando se pratica Hatha yoga, pensa-se muitas vezes que é apenas numa atividade física. De facto, as asanas ou posturas de yoga levam-nos por caminhos muito diversos. A forma como se entende o yoga e a sua prática depende muito da personalidade de cada um, dos objetivos e ideias pré-concebidas, daquilo que se espera encontrar.

O Hatha yoga não é apenas uma prática física. À medida que o praticante aprofunda a prática percebe a subtil ligação entre o corpo e a mente.

A atenção plena na asana (postura), a descoberta das possibilidades que o corpo experimenta na postura, conseguir ultrapassar os limites que a mente inconscientemente colocou na performance do corpo, são momentos únicos. É um encontro consigo mesmo.

S. K. Iyengar, um dos mais brilhantes professores de yoga do século XX, dizia: “O Yoga não muda apenas a maneira como vemos as coisas, transforma a pessoa que vê”.

Esta transformação é experienciada por todos os praticantes de yoga. Ao “conquistar” o corpo, “conquista-se” aquilo que se ambiciona ser. Da mesma forma que o corpo se fortalece, também a autoestima se fortalece. Ao aceitar o corpo tal como é, ao entender a forma como se transforma, inconscientemente instala-se um processo de autoaceitação e auto-valorização, aquilo que se é.

À medida que sente o corpo mais flexível, mais forte e mais dinâmico, percebe-se que também fica mais recetivo e adaptável ao mundo e às tarefas que se têm de realizar. Sente mais energia para as atividades diárias, aceitando-as com outra determinação e vontade.

O yoga não tem qualquer vínculo a religiões, cultos ou dogmas. O yoga pretende ser uma ciência abrangente de todas as formas de pensar e agir. A sua prática permite descobrir o melhor que há em cada um e aquilo que se deseja ser. Abre oportunidades de descoberta, de novas possibilidades para ser aquilo que deseja. Quando o equilíbrio se instala, abre-se um mundo de possibilidades e fica-se com a sensação que tudo é possível, basta ter disponibilidade mental.

Quando se pratica Hatha yoga, com atenção plena no corpo, na mente e no espirito, o ego deixa de ser importante. Apenas o verdadeiro eu (a nossa essência) importa. O ego e a necessidade de se afirmar, de ser protagonista dissipa-se. Desta forma encontra-se a paz e a tranquilidade, na forma de estar e de agir.

Indra Devi, considerada a mãe do yoga no ocidente dizia: “Yoga é um caminho para a liberdade. Através da sua prática constante, podemo-nos libertar do medo, da angústia e da solidão”.

Esta liberdade é sentida logo nas primeiras aulas, porque o corpo sente-se livre, sente-se ágil. E com essa forma de sentir, os medos também se vão dissipando. Os medos mais simples serão: o medo de cair, de tropeçar, o medo da dor. Quando se domina a dor, ultrapassa-se medos, angústias e sofrimento.

O yoga não se explica, tem de ser experimentado para ser entendido. Procure uma escola de yoga, com um professor certificado e fale com ele sobre as suas expectativas e objetivos.

Referências: Referencias: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009).; Créditos da imagem: http://www.cebb.org.br/yoga-cebb-bh/

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.