HAPIfork: o garfo inteligente para comer devagar

HAPIfork é um garfo inteligente que mede a velocidade de ingestão durante as suas refeições. Ao mesmo tempo, orienta-o para um ritmo que favorece melhores digestões e auxilia-o durante um plano alimentar de perda de peso.

É tudo muito simples. O garfo comunica com o seu telemóvel e emite avisos para abrandar o ritmo a que come. Quando está a comer muito rápido, os indicadores luminosos e as vibrações suaves são alertas para comer mais devagar e ajudam a criar o hábito saudável de comer devagar.

O HAPIfork regista quanto tempo demorou a comer sua refeição, mas dá informações sobre a quantidade das porções do garfo, os intervalos entre garfadas e o que come. Todas estas informações são carregadas por Bluetooth ou USB, para que possa monitorar o progresso e as melhorias no comportamento alimentar. Há aplicações disponíveis na Apple ou na Google Store.
Este garfo pode ser um excelente companheiro na adoção de um novo comportamento: comer devagar.

HAPIfork: menos calorias, melhor digestão

Por que razão é importante comer devagar?comer devagar
Atualmente há evidência científica suficiente sobre os efeitos negativos de comer muito rápido:

  1. o aparelho digestivo tem mais trabalho, originando problemas digestivos como a má digestão. Os alimentos ingeridos rapidamente são mal mastigados. Quanto mais rápido come, maior é a probabilidade de refluxo gástrico.
  2. comer muito rápido leva a um consumo excessivo durante a refeição: quanto mais rápido come, mais come, o que contribui para o ganho de peso.
    Os consumidores rápidos ingerem mais energia que os consumidores lentos e têm risco elevado de ter excesso de peso. Durante uma refeição, o mecanismo ligado à saciedade ocorre apenas 15 a 20 minutos depois do seu início.

Veja uma breve apresentação no YouTube sobre o manuseamento do garfo inteligente. Pode encomendar online.


Referências: Tanihara, S., Imatoh, T., Miyazaki, M., Babazono, A., Momose, Y., Baba, M., … & Une, H. (2011). Retrospective longitudinal study on the relationship between 8-year weight change and current eating speed. Appetite57(1), 179-183.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.