Seja curioso – Posição lateral de segurança

A perda de consciência é uma situação que ocorre com frequência na população, sendo resultante de inúmeras e variadas situações de doença aguda, muitas vezes silenciosa ou de situações agudas inesperadas.

Pode resultar da obstrução da via aérea por um objeto ou alimento, levando a que uma situação de pouca gravidade termine em paragem ventilatória, com implicações graves para a vítima.

Assim, perante uma vítima inconsciente é de primordial importância pedir ajuda, verificar se há movimentos respiratórios e se existem objetos ou alimentos na boca que impeçam que respire normalmente. Se existirem, devem ser retirados a fim de não obstruir a via aérea, permitindo que a vitima retome a respiração.

Perante uma vitima inconsciente e que respira, esta deve ser colocada em posição lateral de segurança (PLS).

Como proceder:

– Remover os óculos da vitima (se os tiver)

– Ajoelhar-se ao seu lado e assegurar-se que as suas pernas estão estendidas

– Colocar o braço da vítima que está mais perto (do seu lado) em ângulo reto com o corpo, e com o cotovelo dobrado e a palma da mão virada para cima

– Segurar o outro braço (mais afastado) cruzando o tórax e fixando o dorso dessa mão na face do seu lado

– Com a outra mão, levantar a perna do lado oposto ao seu acima do joelho e dobra-la deixando o pé pousado no chão

– Enquanto uma mão apoia a cabeça, a outra puxa a perna do lado oposto rodando a vítima para o seu lado

– Estabilizar a perna superior para que a anca e o joelho formem ângulos retos

– Fazer a inclinação da cabeça para trás assegurando-se a permeabilidade da via aérea

– Ajustar a mão que se encontra debaixo do queixo, se necessário

– Reavaliar regularmente a respiração

Este pequeno gesto permite salvar ou prolongar a vida de muitas pessoas, uma vez que pode evitar a morte por asfixia.

Fontes de informação: Manual do curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa. 1ª edição. CPR (2011).

Ana Paula Figueiredo, natural da Trofa é Licenciada em Enfermagem e Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Mestre em Educação, área de especialização em Educação para a Saúde pela Universidade do Minho. Actualmente exerce a sua actividade profissional na área da oncologia, no Porto. É Coordenadora do workgroup de Educação para a Saúde da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa. Co-autora do projecto “Com um conto acrescento um ponto à minha saúde” e do Concurso “Com uma história conquisto uma vitória” é também autora de vários artigos científicos na área da oncologia e de histórias infantis na área da educação para a saúde. Colaboradora do Stop Cancer Portugal. Ana Paula Figueiredo, born in Trofa, holds a Bachelor of Science in Nursing with a specialization in Mental Health and Psychiatry awarded by the Porto School of Nursing. Master in Education, specialty subject of Health Education awarded by the University of Minho. Currently undertakes professional practice in the area of Oncology in Porto. Coordinates the Health Education workgroup of the Portuguese Oncologic Nursing Association. Coauthor of the project “With a tale I’ll add a dot to my health” and the competition “With a story I’ll conquer a victory”, she has also authored several scientific articles on the subject of oncology as well as children’s stories on the subject of health education. Collaborates in the project Stop Cancer Portugal.