Yoga e depressão: a prática ajuda a aliviar sintomas

É comum, hoje em dia, aparecerem pessoas nos centros de yoga, para praticar yoga, com a recomendação de psiquiatras e psicólogos. Esta recomendação relaciona-se com a ideia que a prática de yoga ajuda a aliviar os sintomas da depressão.

Em primeiro lugar, porque a respiração passa a ser consciente e fluída. Quando aprende a dominar várias técnicas de respiração, torna-se possível dominar a capacidade respiratória. A respiração torna-se mais profunda, mais suave. A sua execução passa a ser feita sem esforço, utilizando toda a capacidade da caixa respiratória. Quando a mente aprende a controlar a respiração, experimenta-se momentos de tranquilidade e bem-estar, uma experiência contrária ao que se vive num quadro depressivo.

A prática de relaxamento, também permite perceber as zonas de tensão no corpo. Concentrando-se no relaxamento dessas zonas, consegue relaxar e entra num processo que ajuda no controlo de certas dores físicas provocadas pela tensão muscular.

A prática de posturas de yoga como são as asanas, ajuda a conhecer o seu corpo e a percepcionar pequenas anomalias físicas, tais como, desconforto físico, as formas de se sentar ou dormir. Assim, pode compreender o que pode melhorar para que o corpo relaxe mais e possa melhorar a qualidade do sono.

Quando se sente conforto físico e se aprende a detetar e a dominar o desconforto, a mente começa a sentir um enorme bem-estar. Este estado da mente nada tem a ver com pensamentos depressivos ou angustiantes.

A meditação no yoga também permite identificar certos pensamentos, de modo a gerir melhor o processo mental o que leva a um distanciamento emocional. Ganha-se uma nova perspetiva sobre a forma como se encara a vida e o processo como a vivenciamos.

A depressão é um estado no qual se sentem emoções de angústia, tristeza, frustração, desânimo, desmotivação, resultantes de experiências que não nos conseguimos libertar. Um dos aspetos que o yoga desenvolve é o controlo da mente. Quando controlamos a mente, podemos dirigir os pensamentos para as coisas positivas que nos rodeiam.

Referências: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009).; Créditos da imagem: http://radioyoga.com.br/site/estresse-depressao-e-ansiedade/

 

 

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.