Há benefícios da prática do yoga na esclerose múltipla? Sim há.
Existem alguns estudos a relatar que o yoga ajuda a minorar os sintomas e até a atrasar a evolução da doença.
Esta contribuição da prática regular de yoga pode relacionar-se por haver uma maior consciência acerca do corpo e das suas limitações. Através da consciência e da atenção, no que se está a realizar, é possível ultrapassar alguns limites. Por exemplo, quando se compreende como deve ser realizada a respiração, aumenta-se a capacidade de respirar de uma forma mais profunda e calma, o que contribui para acalmar a mente.
O primeiro passo é aprender a lidar com a doença. É a aceitação da situação. Quando se aceita o que se está viver, aprende-se a viver com isso mesmo. A aceitação é a capacidade de olhar de frente para a realidade que nos rodeia e saber caminhar com coragem e determinação uma situação complicada.
O segundo passo é aprender a respirar de forma correta. Respirar desde o abdómen, sentindo a expansão da caixa torácica, até às clavículas e expirar desde o abdómen de uma forma prolongada. A expiração deve durar mais tempo que a inspiração.
A respiração e a digestão são os equilibradores do metabolismo humano. A respiração, que muitas vezes é involuntária, deve tornar-se num processo consciente, dominado pela nossa vontade, levando à descoberta de áreas desconhecidas da mente e do corpo. Por exemplo, podemos perceber como se aumenta a capacidade respiratória ou como se pode controlar o tempo de inspiração e de expiração.
O terceiro passo é tomar a decisão de praticar uma atividade que estimule o movimento, o equilíbrio, a concentração, o domínio do corpo, que aumente a perceção e a capacidade de reagir de forma positiva às adversidades e a capacidade de perceber que os limites do corpo e da consciência são sempre ultrapassáveis, desde que a mente esteja disposta a avançar.
Alteramos a mente através dos nossos pensamentos e pela forma como dominamos as nossas emoções. Estas alterações podem ser induzidas através da prática regular da meditação. A meditação permite serenar a mente, reduzir a angústia e a frustração. Criar serenidade elimina certos níveis de ansiedade. Esta será o quarto passo a ter em conta para saber viver confortavelmente com a doença.
Benefícios do yoga na esclerose múltipla
O yoga oferece a oportunidade de experienciar tudo isto de forma efetiva. A prática do yoga através das posturas permite mais equilíbrio, mais flexibilidade, mais tónus muscular, maior domínio sobre o corpo.
O último passo igualmente importante é seguir as recomendações do médico. Se pretende praticar ou se já pratica yoga e tem esclerose múltipla, informe o seu médico. Se possível tente que o seu médico tenha uma conversa com o seu professor de yoga, para que ambos possam ter um perfeito conhecimento da vossa condição e evolução.
Converse regularmente com o seu professor, para que ele possa entender as suas inquietações e assim trilharem um caminho de confiança e interação. Mas procure um professor devidamente certificado.
[fonte]Referências: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009). Yoga and Multiple Sclerosis, Dr. Loren M. Fishman MD and Eric L. Small, Demos Medical Publishing, 2007. Créditos da imagem:http://www.kongadventure.com/our-events/yoga/[/fonte]