Há benefícios da prática do yoga na esclerose múltipla?

Há benefícios da prática do yoga na esclerose múltipla? Sim há.

Existem alguns estudos a relatar que o yoga ajuda a minorar os sintomas e até a atrasar a evolução da doença.

Esta contribuição da prática regular de yoga pode relacionar-se por haver uma maior consciência acerca do corpo e das suas limitações. Através da consciência e da atenção, no que se está a realizar, é possível ultrapassar alguns limites. Por exemplo, quando se compreende como deve ser realizada a respiração, aumenta-se a capacidade de respirar de uma forma mais profunda e calma, o que contribui para acalmar a mente.

O primeiro passo é aprender a lidar com a doença. É a aceitação da situação. Quando se aceita o que se está viver, aprende-se a viver com isso mesmo. A aceitação é a capacidade de olhar de frente para a realidade que nos rodeia e saber caminhar com coragem e determinação uma situação complicada.

O segundo passo é aprender a respirar de forma correta. Respirar desde o abdómen, sentindo a expansão da caixa torácica, até às clavículas e expirar desde o abdómen de uma forma prolongada. A expiração deve durar mais tempo que a inspiração.

A respiração e a digestão são os equilibradores do metabolismo humano. A respiração, que muitas vezes é involuntária, deve tornar-se num processo consciente, dominado pela nossa vontade, levando à descoberta de áreas desconhecidas da mente e do corpo. Por exemplo, podemos perceber como se aumenta a capacidade respiratória ou como se pode controlar o tempo de inspiração e de expiração.

O terceiro passo é tomar a decisão de praticar uma atividade que estimule o movimento, o equilíbrio, a concentração, o domínio do corpo, que aumente a perceção e a capacidade de reagir de forma positiva às adversidades e a capacidade de perceber que os limites do corpo e da consciência são sempre ultrapassáveis, desde que a mente esteja disposta a avançar.

Alteramos a mente através dos nossos pensamentos e pela forma como dominamos as nossas emoções. Estas alterações podem ser induzidas através da prática regular da meditação. A meditação permite serenar a mente, reduzir a angústia e a frustração. Criar serenidade elimina certos níveis de ansiedade. Esta será o quarto passo a ter em conta para saber viver confortavelmente com a doença.

Benefícios do yoga na esclerose múltipla

O yoga oferece a oportunidade de experienciar tudo isto de forma efetiva. A prática do yoga através das posturas permite mais equilíbrio, mais flexibilidade, mais tónus muscular, maior domínio sobre o corpo.

O último passo igualmente importante é seguir as recomendações do médico. Se pretende praticar ou se já pratica yoga e tem esclerose múltipla, informe o seu médico. Se possível tente que o seu médico tenha uma conversa com o seu professor de yoga, para que ambos possam ter um perfeito conhecimento da vossa condição e evolução.

Converse regularmente com o seu professor, para que ele possa entender as suas inquietações e assim trilharem um caminho de confiança e interação. Mas procure um professor devidamente certificado.

Referências: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009). Yoga and Multiple Sclerosis, Dr. Loren M. Fishman MD and Eric L. Small, Demos Medical Publishing, 2007. Créditos da imagem:http://www.kongadventure.com/our-events/yoga/

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.