Expectativas sobre praticar yoga e os seus benefícios

Quando alguém chega a um centro de yoga sempre tem alguma expectativa sobre praticar yoga ou sobre os seus benefícios. Outros surgem timidamente, talvez por temer o julgamento de terceiros ou por sentir ter alguma incapacidade para realizar as posturas. Nenhuma destas ideias é válida para o praticante de yoga.

Praticar yoga é respeitar o próprio corpo. Respeitar o corpo significa fazer o que o corpo permite, sem forçar. Significa também, executar as posturas de forma consciente. A dor que se pode sentir deve ser entendida como uma dor confortável, que ao fim de algumas respirações desaparece. Se isso não acontecer, alivie a postura ou não a execute até se sentir mais preparada.

Muitos afirmam que o yoga é uma atividade muito parada, sem movimento. Nada é mais falso que esta afirmação. Difícil é ficar “parado” numa postura. “Parado” não é bem o termo, porque ter consciência de todo o corpo, saber manter todos os músculos ativos, e com a ajuda da respiração, alongar o corpo milímetro a milímetro, é um grande esforço físico. Não se está parado, apenas a execução da postura é realizada de uma forma muito subtil, muitas vezes só percecionada pelo praticante e pelo professor, que percebe se o aluno está a praticar de forma ideal ou não.

Sempre que sentir que pode alongar ou inclinar-se um pouco mais, faça-o lentamente para sentir esses alongamentos ou inclinações de uma forma muito consciente.

Praticar yoga é trabalhar os músculos

Quando estira um grupo muscular, faça os possíveis por sentir que contraí o grupo muscular que se opõe. Por exemplo, se esticar os isquiotibiais contraía os quadríceps. Praticar yoga é trabalhar os músculos de forma separada, mas ativando todos os músculos ao mesmo tempo. A prática do yoga permite corrigir as assimetrias do corpo e a postura em geral. Por esta mesma razão, muitos praticantes com escoliose, sentem imediatamente uma diferença enorme no corpo e na postura apenas com a prática de algumas sessões.

Mas o mais importante da prática do yoga, não está na performance física, está na capacidade de incrementar a respiração a um nível que transmite tranquilidade, serenidade e uma enorme sensação de bem-estar a todo o corpo e sobretudo à mente.

Outro efeito importante é a capacidade de concentração que se obtém. Ao centrar a mente no corpo, o tentar perceber o corpo, a forma como este se move, a forma como pode ser movido através da consciência do mesmo, torna a mente centrada, em alerta e presente no momento.

Mas o efeito mais notável é a forma como ao dominar o corpo, consegue dominar a mente e pode verificar-se alteração da personalidade do praticante. Os níveis de autoconhecimento, de aceitação daquilo que se é, de autoestima, de tranquilidade face às situações do dia-a-dia, incrementam os níveis de confiança e a forma de olhar o mundo como um lugar de respeito pela mãe natureza, por todos os seres vivos e acima de tudo por si próprio.

Procure sempre um professor devidamente certificado, para o ajudar a praticar yoga. Não se acanhe de perguntar pela certificação, ou pelo local de formação. É de si que se trata e merece sempre o melhor.

Fonte de informação: Alexandra Pereira, Manual Curso de Professor de Yoga.

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.