Cancro do testículo: uma coreografia para a vida
“Trim Trim” podia ser o início de uma das muitas campanhas encabeçadas por Lance Armstrong na prevenção do cancro do testículo. Mas nem o facto de ser uma figura pública, atleta de renome ou a história contada na primeira pessoa pareceu ter grande impacto neste lado do oceano.
Para a Direcção-Geral da Saúde, este tipo de cancro está sob vigilância pelo aumento na incidência, que cresceu especialmente entre 2012 a 2014. Associado a este dado está um estudo de José Luís Passos Coelho, onde ele aponta para uma mortalidade superior à esperada neste tipo de cancro. Na União Europeia a taxa de sobrevivência é de 95%, enquanto em Portugal apenas chega aos 85%. Um importante factor é o diagnóstico tardio, associado a uma população que por desconhecimento ou aspectos culturais não efectua a palpação da zona testicular. Ao contrário do cancro da mama, onde se investe em grandes campanhas na comunicação, nas redes sociais e na saúde primária para que se aposte na palpação, o cancro do testículo não está sujeito ao mesmo tipo de atenção tornando-se invisível aos olhos da população.
Prevenir o cancro do testículo com o exame regular
É essencial instruir os jovens do sexo masculino a examinar e palpar essa parte do seu corpo regularidade (uma vez por mês, por exemplo). É igualmente essencial insistir na necessidade imediata de procurar aconselhamento médico no caso de detectarem algum tipo de anomalia como:
– aumento do volume testicular ou a presença de uma massa palpável e geralmente indolor num ou nos dois testículos;
– sensação de peso, moinha ou desconforto no escroto, região inguinal ou abdómen;
– sensação de mal-estar e cansaço.
Uma vez que o tema pode ser considerado de difícil abordagem pelos pais, professores ou até profissionais de saúde talvez um estilo mais ligeiro e direccionado para as faixas etárias mais jovens consiga entrar mais depressa no ouvido para ajudar a diminuir a incidência deste cancro: uma coreografia para a vida com a influência magistral de Michael Jackson.