Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Em mês de prevenção, plante e colha pela sua mão!

Outubro é o mês internacional para a prevenção do cancro da mama.

Fazer prevenção é antes demais organizar a vida de modo a seguir hábitos saudáveis e, estes, passam por adquirir novos comportamentos ou por recuperar hábitos antigos.

Plantar ervas aromáticas pode contribuir para começar a adotar um estilo de vida saudável. É uma atividade com duas vantagens: aproveita uma ferramenta terapêutica conhecida por hortoterapia e planta pequenas plantas que enriquecem nutricionalmente a culinária e melhoram o paladar de muitas receitas.

Por isso, neste espaço «+ saúde por metro quadrado» dedicado ao cultivo doméstico de plantas e ervas comestíveis, vamos recordar algumas plantas aromáticas importantes para ter o mais perto possível da sua cozinha. O manjericão, o tomilho, a salsa e a hortelã são quatro ervas essenciais numa culinária saudável. Pode cultivá-las separadas em quatro pequenos vasos ou apenas num só vaso, maior, ou ainda, arranjar tudo num canteiro.

Cultivar as suas próprias ervas aromáticas é uma alternativa mais ecológica, mais barata do que comprar no supermercado, que são distribuídos em pequenos invólucros de plástico e, por conseguinte, se estragam rapidamente.

Para além disso, plantar as nossas próprias plantas aromáticas é muito recompensador. Estamos a produzir os nossos próprios ingredientes, somos nós que cuidamos deles e seguimos o seu crescimento bem de perto, para depois ajudarem a transformar por completo o sabor das nossas refeições.

Estas ervas têm um modo de cultivo simples, cada uma com os seus benefícios, já referidos em textos anteriores disponíveis para consultar no arquivo “ +saúde por metro quadrado”. Estas ervas são ingredientes frescos, plantados por si e colhidos pela sua própria mão!

O trigo Khorasan é uma variedade especifica e antiga do grão de trigo. Conheça a sua composição nutricional e a utilização que lhe pode dar.
O sabor suave e a composição nutricional do feijão mungo conduzem a uma digestão fácil e é uma boa fonte alimentar para bebés e crianças.
De sabor picante, penetrante e pungente, o gengibre é uma das especiarias mais usadas na cozinha por todo o mundo. Conheça os seus benefícios.
O pinhão é um fruto da época de dezembro a março. Pode ser consumido cru, tostado ou como simples ingrediente. Conheça este fruto seco.