O tema deste ano para o Dia Internacional da Família, “Homens no comando?”, destaca a importância da igualdade de género e os direitos das crianças nas famílias contemporâneas.
Por todo o mundo, as mulheres começam a ser reconhecidas como parte igual na tomada de decisões familiares, contribuindo assim para assegurar o desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças.
No entanto, em muitos países, a discriminação contra as mulheres e desrespeito pelos direitos das crianças permanece enraizado no seio das famílias e as políticas governamentais e normas sociais vigentes, muitas vezes, perdoam e justificam estas práticas discriminatórias.
É necessário consciencializar a população de que a discriminação e a negligência levam, frequentemente, à violência, ameaçando a saúde das mulheres e das crianças, limitando o seu potencial.
Este ciclo tende a continuar para a próxima geração, uma vez que crianças vítimas de violência são mais propensas a recorrer à violência na vida adulta.
Assim este dia serve para refletir sobre as normas legais e sociais que apoiam a discriminação e violência contra membros vulneráveis da família.
Devemos ser responsáveis por moldar um novo mundo, com dignidade e respeito por todos.
[fonte]Fontes de informação: http://www.un.org/en/events/familyday/; http://www.un.org/esa/socdev/family/docs/IDF2015/sgmessageen.pdf;
Créditos da imagem: https://rivacris.wordpress.com/ [/fonte]