Homens no comando? Igualdade de género e direitos das crianças

O tema deste ano para o Dia Internacional da Família, “Homens no comando?”, destaca a importância da igualdade de género e os direitos das crianças nas famílias contemporâneas.

Por todo o mundo, as mulheres começam a ser reconhecidas como parte igual na tomada de decisões familiares, contribuindo assim para assegurar o desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças.

No entanto, em muitos países, a discriminação contra as mulheres e desrespeito pelos direitos das crianças permanece enraizado no seio das famílias e as políticas governamentais e normas sociais vigentes, muitas vezes, perdoam e justificam estas práticas discriminatórias.

É necessário consciencializar a população de que a discriminação e a negligência levam, frequentemente, à violência, ameaçando a saúde das mulheres e das crianças, limitando o seu potencial.

Este ciclo tende a continuar para a próxima geração, uma vez que crianças vítimas de violência são mais propensas a recorrer à violência na vida adulta.

Assim este dia serve para refletir sobre as normas legais e sociais que apoiam a discriminação e violência contra membros vulneráveis da família.

Devemos ser responsáveis por moldar um novo mundo, com dignidade e respeito por todos.

Fontes de informação: http://www.un.org/en/events/familyday/; http://www.un.org/esa/socdev/family/docs/IDF2015/sgmessageen.pdf;
Créditos da imagem: https://rivacris.wordpress.com/

Milene Rechena, licenciada em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco em 2012. Tem como principais interesses a área da alimentação e da nutrição na terceira idade, a reeducação alimentar e a nutrição na prevenção de doenças. Gosta de fotografia e faz trabalhos de imagem como free-lancer. Por indicação do autor, os seus textos não obedecem ao novo acordo ortográfico.  


  Milene Rechena graduated in Human Nutrition and Food Quality at Instituto Politécnico of Castelo Branco in 2012. She's interested in elderly nutrition, food reeducation and in prevention of chronic diseases. Loves photography and works as a freelancer in image edition.