Cancro do Colon: escolha prevenção!

A redução do risco em certos tipos de cancro depende, em grande medida, do estilo de vida que levamos e das escolhas que habitualmente fazemos.

No caso do cancro do colon há já evidências suficientes para que se tomem medidas preventivas: há um grande potencial na prevenção para reduzir o impacto do cancro e do aparecimento de novos casos.

Registe algumas recomendações que estão ao seu alcance e que pode iniciar já:

  • Alimentação

– Opte por comer mais fruta, legumes e cereais completos

– Procure alcançar as doses recomendadas de cálcio e vitamina D

– Coma menos carne, sobretudo as que são muito gordas, como as carnes processadas, e limite os enchidos e os fritos

  • Índice de Massa Corporal (IMC)

– Evite a obesidade e o ganho de peso na zona abdominal

– Mantenha um IMC saudável entre 18 e 25

  • Atividade Física

– Pratique atividade física de forma regular

  • Estilo de vida

– Deixe de fumar

– Evite excessos no consumo de bebidas alcoólicas

A imagem seguinte ajuda a memorizar as medidas preventivas que estão ao seu alcance.

Dieta e CCR2015

Fontes de informação: http://www.cancer.org/; Créditos da imagem: Adaptação de American Cancer Society

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.