Sobreviventes de Cancro da Mama: começar já

Depois dos tratamentos, os sobreviventes de cancro da mama são confrontados com comentários e informações, por vezes, contraditórios e alguns sem fundamentação científica, relacionados com o estilo de vida a adotar para evitar o aparecimento de novos tumores.

De acordo com a evidência científica atual, os hábitos saudáveis favorecem o prognóstico e estão ao alcance de todos, contribuindo para um aumento da sobrevivência.

O World Cancer Research Fund International e o American Institute for Cancer Research, através do Continuous Update Project (CUP), recomenda aos sobreviventes de cancro da mama um estilo de vida saudável, tendo em conta os seguintes pontos: aquisição e manutenção de um peso saudável, atividade física regular, consumo de soja e derivados e uma alimentação rica em fibras e com baixo teor de gordura.

Sobreviventes de Cancro da Mama

Adaptado de: Continuous Update Project (CUP) de World Cancer Research FuSobreviventes semnd International & American Institute for Cancer Research (2014)

Dina Raquel João é Nutricionista e Mestre em Nutrição Clínica, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (nº 0204N), com o Título de Especialista para a área de Terapia a Reabilitação da Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação, subárea da Nutrição, tendo desenvolvido a sua atividade profissional principalmente na prática clínica, na docência e formação e na investigação. Como Nutricionista, iniciou atividade clínica em 2001, tendo exercido a nível hospitalar, em centro de saúde e em clínica privada. A experiência profissional na área da investigação decorreu, essencialmente, na área oncológica, tendo sido premiada nesse campo (1º Prémio de Nutrição Clínica da Fresenius Kabi, em 2002). Conta com diversas comunicações científicas orais e em painel, tanto em eventos nacionais como internacionais. Atualmente, é Professora Adjunta Convidada na Universidade do Algarve – Escola Superior de Saúde, lecionando à licenciatura em Dietética e Nutrição.