Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Yoga no alívio do linfedema

Como deve ser praticado o yoga quando se tem linfedema?

Em primeiro lugar é importante iniciar uma aula de yoga, com técnicas de respiração. Praticar uma respiração ativa incrementa os principais pontos linfáticos, uma prática de respiração profunda aliada à prática de exercícios de rotação do tronco é importante na estimulação do sistema linfático.

A prática consciente da respiração fortalece o diafragma e o seu movimento, o que promove o fluxo da linfa. Portanto, é benéfico respirar de forma calma e profunda, entre a prática de posturas de yoga, de modo a diminuir a aceleração do sistema respiratório e cardíaco, o que contribui muitas vezes para a contração muscular, inibindo deste modo o correto fluir da linfa.

Estes são dois exemplos de exercícios que se praticam numa aula de yoga para tratar o linfedema:

 

linfedema
Viparina Karani

viparita karani: esta postura reduz o risco de edema nas pernas. Ao incluir movimento das pernas na prática desta postura, beneficia-se o retorno venoso e ativa-se o sistema linfático. Também ajuda nas dores de cabeça, ansiedade, depressão, dores do trato digestivo, que são também sintomas ligados aos efeitos colaterais dos tratamentos oncológicos.

postura do gato: Esta postura praticada com movimento de braços reduz o risco de edema, por incrementar o fluxo da linfa. Também incrementa também a mobilidade da cintura escapular, assim como o estiramento dos músculos do peito e axila, sendo uma prática excelente para quem tem estes tecidos cicatrizados. Permite ainda massajar a coluna de forma suave, levando ao relaxamento desta zona, que normalmente adquire muita tensão durante os tratamentos oncológicos.

linfedema
postura de gato

As posturas de yoga são muito abrangentes no que concerne aos benefícios, ao serem executadas. Ao praticar uma postura, deve ter-se em conta a globalidade dos sistemas musculares em ação e perceber a eficácia na utilização da mesma.

O yoga deve ser praticado sempre sobre a supervisão de um professor devidamente certificado. Não se iniba de pedir a certificação, é um direito seu.

[fonte]Referências: Yoga for Breast Cancer patients and survivors (2010), by Yoga Seeker; Thriving After Breast Cancer: Essential Healing Exercises for Body and Mind by Sherry Lebed Davis, Publicado em Setembro de 2002, Ed. Broadway; Yoga for Cancer: A Guide to Managing Side Effects, Boosting Immunity, and Improving Recovery for Cancer Survivors, by Tari Prinster, Publicado por Healing Arts Press
Fonte da imagem:http://pt.wikihow.com/Fazer-a-Postura-Perfeita-na-Yoga; http://www.yogajournal.com/basics/2336; http://yogaesmas.com/posiciones-de-yoga-postura-del-gato-bidalasana/[/fonte]

Como funciona a quimioterapia? Veja um pequeno vídeo educativo com a explicação do médico oncologista Hyunsoo Joshua para o canal TED-Ed.
Qual o impacto do animal de estimação na vivência do cancro? Neste texto expomos alguns benefícios e desafios.
A doença autoimune do ouvido interno é uma doença rara. Saiba como se faz o diagnóstico e que tratamentos estão disponíveis.
Dormir pouco influencia o que comemos e quanto comemos. O neurocientista Matt Walker explica num pequeno vídeo educativo.