Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

É preciso proteger a sua mini horta do tempo frio

Proteger do frioO frio chega sempre com o inverno e é mais rigoroso em janeiro. Por isso deve pensar em proteger a sua mini horta!

Vejamos alguns aspetos importantes sobre o clima e as plantas e alguns conselhos úteis.

As plantas são afetadas por estes elementos climáticos: temperatura, precipitação, radiação e vento.

Os desafios trazidos pelo tempo frio

A temperatura é o elemento climático que mais condiciona o desenvolvimento das plantas. Uma temperatura inferior a 0ºC é designada de temperatura de geada: há formação de gelo sempre que existe água disponível e, ocorre à superfície das plantas ou sobre a superfície do solo. A temperatura máxima para a vida vegetal é cerca de 54ºC, enquanto a temperatura mínima de crescimento é cerca de 5ºC, portanto acima dos 54ºC a maioria das plantas morre e abaixo de 5ºC a maioria deixa de crescer.

No que diz respeito à precipitação, nesta altura do ano pode tornar-se desagradável às plantas, uma vez que se torna excessiva, principalmente nos solos de má drenagem.

A radiação interfere no desenvolvimento das plantas através de diversas vias, promove e é essencial à fotossíntese, condiciona a temperatura ambiente, condiciona o desenvolvimento das plantas através do fototropismo, que é um mecanismo que está relacionado com o crescimento das plantas em direcção à luz e permite otimizar a captação de luz. Ou ainda com fotoperiodismo que consiste no nº de horas de luz e do escuro, variável conforme a época do ano e pode danificar as plantas.

Por fim, o vento. É caracterizado pela sua direção predominante e pela velocidade. O vento é prejudicial na altura da floração e na altura da colheita. Os danos provocados pelo vento na altura da colheita estão diretamente relacionados com o porte das plantas e com o peso relativo dos frutos e o modo como se ligam à planta.

Mulching
Técnica de mulching

Para proteger as plantas da geada, pode utilizar mulching, que consiste em utilizar musgo de trufa, folhas, serragem e palha. Normalmente, uma camada de mulch de 5 cm, do solo à planta, é suficiente para proteção. Pode utilizar também, tecido de cobertura de plantas: lençol, cobertores velhos, serapilheira ou outro tecido pode ser utilizado para proteção. O tecido de protecção deve ser colocado por cima das plantas. Para isso deve rodeá-las com estacas de madeira e prender o tecido nas estacas, de maneira a que este não toque as plantas.

Para as culturas que estão em vasos, pode fazer uma pequena estufa, que vai servir de acolhimento nos dias frios de inverno. Se não tiver disponibilidade para a construção da estufa, transporte os vasos para dentro de casa, ou para um sítio onde estes fiquem protegidos.

Para proteger as plantas dos ventos fortes, o conselho é a plantação de sebes à volta da sua mini horta, que vão servir de barreira contra o vento, a colocação de sacos de plástico, ou tábuas de madeiras também podem ser uma solução.

Registe estes conselhos e aplique-os! Assim, vai proteger o que construiu para ver a dar os seus frutos.

[fonte]Referências:  Clevely Andy, Katherine Richmond. Manual completo de Plantas e Ervas Medicinais. Lisboa: Editorial Estampa;  Maroto, J.V. 2008. Elementos de Horticultura General. Ediciones Mundi-Prensa, Madrid, 480 pp.IGP (Instituto Geográfico Português). 2005. Atlas de Portugal. IGP, Lisboa, 275 pp.SAPEC. s/d. Manual de Adubação. SAPEC, 194 pp.Velarde, F. Gil-Albert, 1989. Tratado de Arboricultura Frutal. Vol. II. Ediciones Mundi-Prensa,236 pp.Vidaud et al. 1993. Le raisin de table. Ctifl, Paris.
Outras fontes: http://flordojardins.topartigos.com/proteger-as-plantas-durante-o-tempo-frio.html [/fonte]

 

 

 

O trigo Khorasan é uma variedade especifica e antiga do grão de trigo. Conheça a sua composição nutricional e a utilização que lhe pode dar.
O sabor suave e a composição nutricional do feijão mungo conduzem a uma digestão fácil e é uma boa fonte alimentar para bebés e crianças.
De sabor picante, penetrante e pungente, o gengibre é uma das especiarias mais usadas na cozinha por todo o mundo. Conheça os seus benefícios.
O pinhão é um fruto da época de dezembro a março. Pode ser consumido cru, tostado ou como simples ingrediente. Conheça este fruto seco.