A radiação ultravioleta (UV) tem riscos para a saúde, sendo um dos principais fatores para o desenvolvimento do cancro da pele, para além de causar eritema cutâneo (queimadura), problemas oculares (cataratas), envelhecimento precoce da pele.
O Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) é um valor calculado regularmente e representa o risco máximo de exposição aos raios UV, isto é, quanto maior for o valor do IUV, maior será a intensidade dos raios UV que chegam a um determinado local da superfície terrestre. A intensidade desta radiação depende da época do ano, da altura do local, da espessura da camada de ozono e da presença de nuvens. Se for compreendida, esta escala é um aliado para proteger a sua saúde.
A relação entre os valores do IUV, o risco de exposição à radiação UV e as medidas gerais a tomar estão reunidas no quadro seguinte:
Esta escala está validada pela Organização Mundial da Saúde. As cores dos valores de IUV são as mesmas internacionalmente, o que facilita a sua identificação e interpretação. Realço que esta escala foi adaptada à população em geral. As pessoas com pele e cabelo claro, com sardas ou sinais ou com alterações na pele devem sempre adoptar as medidas preventivas, mesmo quando o risco é baixo.
De uma forma geral, as entidades responsáveis pelo boletim meteorológico de cada país também informam os valores do IUV. No caso de Portugal, essa informação é da responsabilidade do Instituto de Meteorologia .
A maioria dos media não informa o valor de IUV, por isso, antes de sair de casa pode consultar o site do Instituto de Meteorologia para assim adequar as medidas a tomar ao valor de IUV previsto para esse dia. Se está ou vai para fora de Portugal, os sites internacionais de meteorologia também indicam os valores de IUV.
[fonte]Fontes de informação:United States Environmental Protection Agency; How Stuff Works; Instituto de Meteorologia; Organização Mundial da Saúde; Créditos da imagem: Marcus Dall Col [/fonte]