Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Espinafre: folhas verdes de veludo

espinafreAlguma vez se deu ao trabalho de observar pequenas folhas de espinafre? Na próxima vez que lavar folhas frescas de espinafre veja como parecem feitas de veludo. Como a Natureza é tão sofisticada!

Nas folhas de espinafre há muito mais que somente ferro, conforme defendia Popeye na campanha redutora que fazia ao vegetal e às suas qualidades.

O sucesso nutricional do espinafre deve-se à extensa lista de micronutrientes essenciais.

As suas folhas verdes, escuras, são um excelente recurso de vitaminas A, C, K, ácido fólico (a vitamina B9) e de minerais tais como manganésio, magnésio, potássio, ferro, cálcio, cobre e zinco, todos por ordem decrescente de percentagens encontradas e relativamente às exigências nutricionais diárias.

Para além destes, existem outros elementos nutricionalmente valiosos. As fibras predominantes são as do tipo insolúvel. E encontram-se dois importantes carotenóides: o β-caroteno e a luteína. Estes dois fitoquímicos têm sido objetivo de grande interesse na investigação científica pelo potencial terapêutico na diminuição do risco de cancro e na melhoria da função do sistema imunitário.

O espinafre é uma das maiores fontes naturais de luteína e de β-caroteno. Segundo um estudo recentemente publicado no Journal of Medicinal Plants Research, o espinafre permite o acesso a 10713 microgramas de luteína e a 4489 microgramas de β-caroteno por 100 gramas de folhas.

A luteína é comprovadamente benéfica na prevenção da degeneração macular relacionada com a idade, da doença cardiovascular e em alguns tipos de cancro, incluindo o carcinoma do pulmão, da laringe, da mama (em mulheres pré-menopausicas) e da próstata. Este fitoquímico, como agente anticancerígeno, regula a angiogénese, a apoptose e a comunicação intercelular ao nível das gap-junctions.

Quando tem folhas jovens e tenras, o espinafre é melhor para saladas; quando as folhas já não têm estas características, pode ser usado na confeção de sopa, a entrada ideal para os dias frios, como os que se têm sentido. Bastam 2 a 3 minutos de cozedura, preferencialmente a vapor, e estão aptos para oferecer os benefícios nutricionais que lhes são próprios, tão importantes na salvaguarda da saúde e para todas as idades.

[fonte] Referencias: Hamblin T J Fake. Br Med J (Clin Res Ed). 1981; 283(6307): 1671–1674.; http://hdl.rutgers.edu/1782.2/rucore10001600001.ETD.000050512;  http://www.academicjournals.org/JMPR/abstracts/abstracts/abstracts2011/December%20Special%20Review/Jaswir%20et%20al.htm [/fonte]

O trigo Khorasan é uma variedade especifica e antiga do grão de trigo. Conheça a sua composição nutricional e a utilização que lhe pode dar.
O sabor suave e a composição nutricional do feijão mungo conduzem a uma digestão fácil e é uma boa fonte alimentar para bebés e crianças.
De sabor picante, penetrante e pungente, o gengibre é uma das especiarias mais usadas na cozinha por todo o mundo. Conheça os seus benefícios.
O pinhão é um fruto da época de dezembro a março. Pode ser consumido cru, tostado ou como simples ingrediente. Conheça este fruto seco.