
A fisális é um fruto que cresce protegido por um invólucro semelhante a um pequeno capuz. Os ingleses chamam-na de golden berry ou baga dourada. Em Portugal, já é comum, hoje em dia, encontrar uma ou duas fisális nos bolos de pastelaria, dando-lhes um toque decorativo.
Mas esta baga tem mais para dar além do mero papel decorativo. É especialmente rica em vitamina C, fornecendo 46 mg por 100 g, e atinge assim uma quantidade semelhante à da laranja (50 mg/100g). Reúne também excelentes níveis de fósforo e fibras (4,9 g/100 g), bem como de pró-vitamina A, o que identifica desde logo a sua riqueza em carotenóides, onde prevalece o β-caroteno, já explicados os seus benefícios, em rubricas anteriores, a propósito de outros frutos e legumes.
A quercetina é o composto fenólico encontrado em maior quantidade na fisális. Este fitoquímico tem acção anti-inflamatória, anti-alérgica e anticancerígena, confirmadas por diferentes estudos. Da família de flavonóides estão ainda presentes, nas bagas de fisális, a miricetina e o kaempferol, conhecidos por exercer outros efeitos benéficos na saúde.
Em matéria de constituintes bioactivos, a fisális oferece uma novidade, as withanolides, um grupo de lactonas esteroides naturais; até ver, a sua distribuição é limitada, apenas se encontrando no mundo vegetal, no género Solanaceae. Foram identificados 7 withanolides na baga fisális com actividades farmacológicas significativas: anti-microbiana, antitumoral, anti-inflamatória, imunomoduladora e hepatoprotetora. Deste grupo, há 4 withanolides que evidenciaram atividade citotóxica contra as linhas celulares do cancro do pulmão (A549), da mama (MDA-MB-231 e MCF7) e do hepatocarcinoma (Hep G2 e Hep 3B).
As bagas douradas colhem-se entre os meses de Setembro e Outubro. Ficam maduras por esta altura e por isso tornam-se doces. Depois de entender a sua composição interior, que não se vê, mas a sua utilidade na prevenção das doenças e na manutenção do estado de saúde está lá, prove-as e depois tire as suas conclusões.
Leia também:
Referências: Shan BE, Wang MX, Li RQ. Quercetin inhibit human SW480 colon cancer growth in association with inhibition of cyclin D1 and survivin expression through Wnt/beta-catenin signaling pathway. Cancer Invest. 2009 Jul;27(6):604-12.; Yu-Hsuan Lan, Fang-Rong Chang, Mei-Jung Pan, Chin-Chung Wu, Shu-Jing Wu, Su-Li Chen, Shyh-Shyan Wang, Ming-Jung Wu, Yang-Chang Wu. New cytotoxic withanolides from Physalis peruvianaFood Chemistry. 2009 Sep; 116(2): 462-469;Ramadan MF. Bioactive phytochemicals, nutritional value, and functional properties of cape gooseberry (Physalis peruviana): An overview, Food Research International. 2011 Aug; 44(7):1830-1836.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N.
Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC.
Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar.
Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas.
Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro.
Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003).
Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável.
Usa o novo acordo ortográfico.
Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC.
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools.
Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer.
Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication.
Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.
15, Outubro, 2011 @ 16:46
Ola, parabens pelo blogue.
Estou a escrever para deixar o meu blogue para que mais pessoas possam ter contacto com a realidade deste fruto. Poderam encontrar receitas dicas e fotos.
http://physalisperuvian.blogspot.com
Parabens
Luis Manso
19, Julho, 2012 @ 21:49
ola tudo bem ….ja faz algum tempo que procuro encontrar essa laranjinha pra comprar enao acho. vc pode me indicar algiuma loja ou mercado?? desde ja obrigada.
19, Julho, 2012 @ 21:50
o que eu quero e o fisalis ok
21, Julho, 2012 @ 12:20
Olá
Em Portugal estão disponíveis a partir do mês de Setembro. Nessa altura estão no seu melhor, com todo o seu sabor e são mais acessíveis.
Ainda há dias vi pequenas caixinhas de fisális à venda na zona dos frescos numa superfície comercial.
5, Outubro, 2012 @ 12:33
A pouco tempo, experimentei esta fruta aqui no Brasil, gostei muito. Muito saborosa.
Resolvi levar uma única frutinha para casa, para tentar tirar mudas. Para minha surpresa, todas as sementes germinaram. Estão com cerca de 3cm. Bom, recomendo tentarem tb, ja que é um fruto raro, pelo menos aqui no Brasil. Abraços. Fuiii!!!
6, Outubro, 2012 @ 17:03
Rangel, obrigada pela sua partilha.
15, Outubro, 2012 @ 11:12
Bom dia
Gostaria de saber onde posso encontrar as sementes de fisalis aqui em lisboa ou arredores para semear.
Obrigado
20, Novembro, 2012 @ 23:26
Olá!!
Estes frutos estão em todos os cantos nos Açores. Não é necessário plantá-los. E sim, são muito saborosos.
4, Dezembro, 2012 @ 18:05
moro em sc municipio de ibirama
ganhei duas mudas de fisalis plantei por plantar não conhecia os beneficios
das frutinhas mas tive sorte as plantas veio muito bem ,hoje colho muitas frutas e divido
com a familia e as amigas .
5, Dezembro, 2012 @ 11:20
Wilde
Obrigada pela sua partilha.
Stop Cancer Portugal: os 10 mais lidos em 2012 » Stop Cancer Portugal
26, Dezembro, 2012 @ 15:23
[…] Fisális: a baga dourada […]
14, Abril, 2013 @ 20:15
Comecei por plantar uma estaca k roubei de uma amiga. hoje tenho o meu jardim cheio e os das minhas amigas e familia, colho os frutos todo o ano e são sempre saborosos. Nunca mais precisei de os plantar, eles nascem normalmente com as sementes que caiem de maduras, pois já não dou basão á colheita.
15, Abril, 2013 @ 16:28
Cara Adelina
Obrigada por participar e partilhar a sua experiência em como ter à mão, frutos frescos e saborosos.
6, Maio, 2013 @ 0:47
@Ana
tenho fisalis em minha casa e agora já começaram a ser mt doces………..provem que é uma delicia
27, Julho, 2013 @ 23:08
as fisális, por terem um sabor agridoce, são otimas também acompanhando carne ou peixe grelhado ( comem-se as bagas cruas e inteiras, simples, estranho, adorável) . Em saladas frias também e otimo. Há quem diga que são afrodisíacas….
Fisális: a baga dourada » Stop Cancer Portugal
4, Outubro, 2013 @ 14:01
[…] O texto «Fisális: a baga dourada» foi publicado pela primeira vez no Stop Cancer Portugal em Outubro de 2011. […]
15, Março, 2014 @ 17:25
olá eu também tenho fisális á bastante tempo dois ou tres pesinhos foram susuficintes para ter agora um bom espaço com fisális, e como á momentos estive a colher alguns e a come-los lembrei-me de ver algum sitio onde pudesse ver qual a melhor altura para a colheita e encontrei o seu Margarida. Gostei do esclarecimento que encontrei pois nunca soube qual a melhor altura para o fazer, tenho colhido mesmo nos meses de Inverno embora seja bem verdade que não são assim tão doces.Agora tenho uma dúvida devo corta-los para que rebentem novamente?e quando? o ano passado o meu marido cortou-os ainda tinham muitos frutos, como eu lhe disse que ainda não devia te-los cortado ele este ano não cortou ainda devo corta-los agora ou já é tarde para o fazer?
Obrigada
21, Março, 2014 @ 12:13
É só para informar que tenho no meu quintal em alverca do ribatejo, e dá fruto todo ano,é uma delícia.
Nota; tambem tem poder laxante.
Em jejum 8 -10 bagas mastigando.
Depois digam.
21, Março, 2014 @ 12:29
Bom dia Mimi, eu falo da minha experiencia, devemos fazer a poda dos fisálisdurante o mês de novembro, estejam eles com frutos ou não.
Deixa-se umas pontas pequenas em cada haste e depois da poda tentar protegêlos da geada.
Assim tem sempre troncos novos.
Boas colheitas
30, Março, 2014 @ 20:01
Obrigado Manuel pela ajuda.
22, Março, 2014 @ 17:58
Boa tarde
Obrigada pelas respostas, creio que assim fiquei sem dúvidas quanto aos cuidados a ter com os meus fisalis.
Bom fim de semana
2, Julho, 2014 @ 20:25
ola temos uma pequena produção de fisalis em Caldas da Rainha já temos frutas é muito boa em doces, em passas ,licores e muito mais .
19, Agosto, 2014 @ 1:11
minha cunhada tem 12 pés no quintal de casa produz inverno e verão é uma fruta deliciosa além de seu valor nutritivo
16, Janeiro, 2015 @ 21:13
O fruto que depois de provado se quer mais.
Pois seu sabor agre é bom e agradável
Adorei
11, Julho, 2015 @ 0:32
olá a todos e parabéns por esta frutinha que é ao mais alto nível.
hoje fica registado que fui ao meu colega buscar uns pesitos ja crescidos para me refrescar do fruto maravilhoso e saboroso que dá.
o sabor é contaminante e desejoso.
muito bom agora vou ver se consigo divulgar mais este fruto que não é fácil de cultivar.
este fruto é como cozinhar é preciso ter paixão e dedicação.
um bem haja para todos.
11, Julho, 2020 @ 11:11
Eu tenho fisalis no meu quintal por todo o lado . Nao semeio nem planto e tenho frutos todo o ano . Sao muitos bons no paladar e , ao que parece , muito bons para a saude .