Parar de fumar: Mude de refrão!

Em Maio passado, o Instituto Nacional de Prevenção e Educação para a Saúde francês criou uma animação para encorajar todos os fumadores que estão a parar de fumar.

Dito isto, qualquer um de nós pensaria que o vídeo abordaria as vantagens em deixar de fumar, mas desengane-se! Na realidade a equipa desse Instituto reuniu, numa vertente mais cómica, os principais medos dos fumadores para não iniciar ou abandonar o tratamento de desabituação tabágica. Entre os possíveis medos e receios encontramos o medo de engordar, de se isolar para fugir às tentações, da irritabilidade, da mudança de hábitos diários. É certo que o vídeo eleva esses medos e receios ao extremo, mas se tal não acontecesse não teria piada. O vídeo está legendado em francês e mais abaixo segue-se uma tradução livre do texto.

Tal como a equipa refere “Estamos sempre a ouvir o mesmo refrão quando você quer parar de fumar



Quando você parar de fumar, evite pesar-se
E coma salada, mesmo ao pequeno-almoço

Quando você parar de fumar, diga adeus ao café
E até mesmo o chá, você nunca sabe

Quando você parar de fumar, despeça-se das saídas à noite
Mesmo no seu aniversário.

Quando você parar de fumar, faça exercício físico
De sol a sol, sem nunca parar.

Quando você parar de fumar
Quando você parar de fumar

Voz do final:
Estamos sempre a ouvir o mesmo refrão quando você quer parar de fumar.
Para ser bem aconselhado, ligue para o Serviço de Informação do Tabaco 39 89.”
Caso o leitor viva em território Francês o número ainda está activo.

Já os leitores em território Português podem sempre contactar uma das Consultas de Cessação Tabágica espalhadas pelo país.

Miguel Oliveira, natural de Braga, licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian – Universidade do Minho (2007), com passagem por Itália na área oncológica ao abrigo do programa de intercâmbio Europeu ERASMUS. Formador com CAP (2008), Pós-Graduado em Neuropsicologia de Intervenção pelo CRIAP/Associação Portuguesa de Neuropsicologia (2010). Colaborou no IEFP como formador. Iniciou a atividade de enfermagem em 2008 num hospital oncológico em Portugal, atualmente exerce a profissão no Reino Unido. Colaborou em vários projetos relacionados com a prevenção primária e apoio a doentes com cancro colo-rectal e seus familiares (Europacolon Portugal). Membro ativo na Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa, atualmente colaborador no Workgroup Dor. Por indicação do autor, os seus textos não obedecem ao novo acordo ortográfico.     Miguel Oliveira, born in Braga, Portugal, completed the Nursing License Degree at Calouste Gulbenkian Superior Nursing School, University of Minho (2007), with oncology experience in Italy under the European student exchange program ERASMUS. Former certified by IEFP (2008), completed the Post-Graduate Degree in Neuropsychology Intervention at CRIAP/ Portuguese Society of Neuropsychology (2010). Collaborated with IEFP as a former. Started as a Nurse Staff in 2008 in a cancer hospital in Portugal, at the moment is a Registered Nurse working in the UK. Collaborated in several projects dedicated to cancer primary prevention and support to colorectal cancer patients and its family (Europacolon Portugal). Active member of the Portuguese Association of Oncology Nursing, at the moment collaborates with the Pain Workgroup.