A criança tem o direito de exprimir livremente a sua opinião sobre questões que lhe digam respeito e de ver essa opinião tomada em consideração.
Este é o direito da criança à participação, artigo nº 12. É um dos quatro pilares da Convenção dos Direitos da Criança, o documento mais importante sobre os direitos de todos os seres humanos com menos de 18 anos.
A infância é uma categoria social autónoma. É composta por sujeitos, as crianças, que agem na sociedade, têm iniciativa desempenhando um papel social e contribuem para uma ordem social. Portanto, têm uma acção decisiva no ambiente onde vivem.
Birke Baehr tem 11 anos e está determinado em ajudar outras crianças a fazerem escolhas alimentares saudáveis. Foi convidado a apresentar a sua visão sobre o que há de errado no sistema de produção dos alimentos e na pressão do marketing e da publicidade, para levar as crianças a comprar todo o tipo de alimentos e brinquedos que não são bons nem para as crianças nem para o Planeta.
Ouça a “voz” de Birke através do vídeo recentemente divulgado na Ted Talks.
Depois ouça também a “voz” das crianças com quem vive.
As crianças estão mais atentas do que pensamos, têm uma opinião formada sobre assuntos que nos dizem respeito a todos e querem participar nas transformações que todos, mais cedo ou mais tarde, teremos que levar a cabo.
Pode assistir ao filme com legendas em português.
Para isso basta no painel de visualização clicar em ” view subtitles”.