Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

A “voz” das crianças

A criança tem o direito de exprimir livremente a sua opinião sobre questões que lhe digam respeito e de ver essa opinião tomada em consideração.

Este é o direito da criança à participação, artigo nº 12. É um dos quatro pilares da Convenção dos Direitos da Criança, o documento mais importante sobre os direitos de todos os seres humanos com menos de 18 anos.

A infância é uma categoria social autónoma. É composta por sujeitos, as crianças, que agem na sociedade, têm iniciativa desempenhando um papel social e contribuem para uma ordem social. Portanto, têm uma acção decisiva no ambiente onde vivem.

Birke Baehr tem 11 anos e está determinado em ajudar outras crianças a fazerem escolhas alimentares saudáveis.  Foi convidado a apresentar a sua visão sobre o que há de errado no sistema de produção dos alimentos e na pressão do marketing e da publicidade, para levar as crianças a comprar todo o tipo de alimentos e brinquedos que não são bons nem para as crianças nem para o Planeta.

Ouça a “voz” de Birke através do vídeo recentemente divulgado na Ted Talks.

Depois ouça também a “voz” das crianças com quem vive.

As crianças estão mais atentas do que pensamos, têm uma opinião formada sobre assuntos que nos dizem respeito a todos e querem participar nas transformações que todos, mais cedo ou mais tarde, teremos que levar a cabo.

Pode assistir ao filme com legendas em português.
Para isso basta no painel de visualização clicar em ” view subtitles”.

[fonte] Referências Bibliográficas: Sarmento, Manuel Jacinto (2005). Gerações e Alteridade: Interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação & Sociedade. CEDES – Brasil, Vol. 26, nº 91: 361-378; http://www.iacrianca.pt/images/stories/pdfs/infocedi/infocedi26.pdf; http://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf [/fonte]

Esta história dá-nos uma lição. Por muito adversas que sejam as circunstâncias é possível beneficiar o coletivo.
O que desejo a todos os que lerem este texto é aproveitarem o ano que se inicia para perceberem a vossa imensidão interior.
Quais foram os 10 artigos mais lidos em 2024 no Stop Cancer Portugal- adotar um estilo de vida saudável? Boas leituras.
O Stop Cancer Portugal deseja a todos os seus leitores e seguidores um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde.