Dióspiro!
Quando se faz uma pesquisa sobre um determinado tema encontram-se informações que, por vezes, nada têm a ver com o objectivo principal, mas que podem servir outros propósitos, estes também de teor educativo.
José Teixeira, investigador da Universidade do Minho, no seu texto “ Linguística… para poetas: o papel e as inter-relações das Ciências da Linguagem perante as outras ciências”, refere que muitos de nós, portugueses, pronunciam mal a palavra dióspiro. Passo a citar: […] Ouve-se alguém a dizer, imaginemos: “No mercado os diospiros estavam caros.”. De repente a imagem e o som param e aparece o dono da norma: “como disse?! Diospiro?! Não sabe que não se pode dizer diospiro, mas dióspiro? Vem do grego διóσπυρος, etc…” E pronto! Aí está a lição de “linguística” dada. O locutor de serviço louva a sabedoria demonstrada e promete que vai passar a dizer dióspiro […].
Esclarecidos sobre o modo como se diz dióspiro, também os entendidos em sabores recomendam que este fruto deve ser comido bem maduro, o que suaviza o seu sabor adstringente, um conselho para quem até hoje nunca “tocou” neste fruto. Pela minha experiência pessoal com os dióspiros, sugiro-lhe que, se os provou há alguns anos e não gostou, faça agora uma nova tentativa; pode ser que mude de opinião, como me aconteceu. Simplesmente estavam verdes quando os provei, ditando a minha aversão imediata a tal fruto. Hoje, aguardo com expectativa a sua chegada ao mercado de frescos.
Há alguns benefícios em incluir o dióspiro, agora durante estes meses do Outono. É mais uma opção contribuindo, assim, para que faça uma alimentação variada, regra básica da alimentação saudável.
Há estudos realizados para avaliar o dióspiro que revelaram as suas vantagens nutricionais. É muito rico em água e fibra (80.3 g e 4 g respectivamente por 100 g de fruto fresco), em diversos minerais (magnésio, ferro, zinco, cobre e manganésio) e uma apreciável quantidade de vitamina C (7.5 mg/100g). É um dos frutos mais bioactivos e esta capacidade deve-se à presença de fitoquímicos, tais como os carotenóides, em particular a ß–criptoxantina, a zeaxantina e o betacaroteno, e de um grupo específico de polifenóis, denominados taninos.
Os taninos presentes no dióspiro mostraram ter um efeito 20 vezes mais potente que a actividade antioxidante da vitamina E.
O potencial anticarcinogénico e antimutagénico dos taninos parece estar relacionado com a sua capacidade antioxidante, traduzindo-se numa protecção contra os danos oxidativos a nível celular e na inibição da produção de radicais livres responsáveis por induzir alterações celulares envolvidas em doenças como a aterosclerose, as doenças inflamatórias e o cancro.
22, Outubro, 2010 @ 23:35
Ainda bem que gosto imenso de diospiros!
6, Dezembro, 2010 @ 11:01
julgo que de facto o fruto de que estamos interessados em conhecer melhor as suas propriedades tem de facto muito interesse para a prevençâo dos casos acima indicados e muito principalmente porque nos é oferecido pela mãe natureza entre o Outono e o Inverno, logo cheio de vitaminas preventivas das doenças que nos aparecem principalmente nestes periodos ou seja, É UM PUDIM NATURAL VINDO DO CÉU SEM OVOS E SEM AÇUCARES REFINADOS.
21, Dezembro, 2010 @ 21:16
Então se puder coma um pudim destes na altura certa mas sempre com moderação.
Como costumo dizer: um dióspiro por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.
Obrigada por participar.
Stop Cancer Portugal: os 10 mais lidos em 2010 » Stop Cancer Portugal
29, Dezembro, 2010 @ 0:33
[…] Dióspiro! […]
Stop Cancer Portugal: os 10 mais lidos em 2012 » Stop Cancer Portugal
21, Dezembro, 2012 @ 12:36
[…] Dióspiro! […]
27, Dezembro, 2012 @ 16:31
Adoro dióspiros de todas as variedades,mas para mim os mais saborosos são uns que se encontram no mercado nacional com muita facilidade e quando estão maduros ficam todos espapassados ( o nome da variedade não sei, mas que é muito bom é).
2, Janeiro, 2013 @ 23:05
Penso que se refere à variedade Coroa de Rei.
Obrigada pela sua partilha.
19, Fevereiro, 2013 @ 20:46
Sim Fernando e ainda mais importante:na tempo deles que é o Outono.
Bem-vindo ao clube dos que adoram dióspiros.
16, Fevereiro, 2013 @ 18:25
Eu como muitos diospiros, cerca de 1 por dia, e sempre que vejo à venda, compro sempre! Mas e aqueles diospiros chamados os de “roer” também possuem todos esses benefícios? Pois são esses que como mais…
19, Fevereiro, 2013 @ 20:40
Cara Rita
Sim, quando fiz a pesquisa os diversos artigos que consultei referiam-se ao fruto dióspiro. E não há diferenças na composição nutricional de um mesmo fruto mas ou espécie.
Não se esqueça de consumir os frutos na sua época natural. Por agora há outros frutos que pode dar atenção e aproveitar a oportunidade de introduzir variedade na alimentação, um aspeto fundamental.
Obrigada pelo seu comentário.
25, Novembro, 2013 @ 17:32
boa tarde, adoro diospiros, a arvore é linda e os frutos são magnificos, para mim são medicamento.
25, Novembro, 2013 @ 22:03
Obrigada pelo seu comentário.
3, Janeiro, 2014 @ 3:00
adoro é a melhor fruta do mundo lolol mas adoro desde criança
3, Janeiro, 2014 @ 21:35
Obrigado pelo seu comentário.
8, Outubro, 2014 @ 19:50
gosto muito de diÓspiros. Será que a quantidade que como diariamente não é um exagero?
É que eu como por dia 4/5, gostava de saber obrigado.
10, Outubro, 2014 @ 18:42
Caro José
Dióspiros há apenas nesta altura do ano, portanto se gosta deve aproveitar os seus benefícios.
Se a quantidade é um exagero? Bom, tudo depende de um conjunto de circunstâncias. A condição individual de cada um e certas especificidades determinam muito se poderá ser ou não um exagero.
A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 400 gramas de frutos e legumes todos os dias aos indivíduos saudáveis. Digamos que deverá incluir 3 peças de fruta por dia e para completar os 400 gramas, comer produtos hortícolas. Portanto, num contexto normal e atendendo a que esta é a estação do ano em que os dióspiros estão no seu melhor, e ainda porque gosta muito, 3 dióspiros é uma porção sensata. Mas também depende se são de tamanho pequeno ou grande. A pergunta que faz, para lhe responder de forma concisa à sua questão, vai depender muito de uma série de fatores dos quais não disponho de informações.
25, Outubro, 2014 @ 22:51
Sou um grande apreciador de dióspiros pelo seu sabor e pela sua composição em vitaminas e outros elementos essenciais no entanto dizem-me que faz mal ao sangue tornando-o gordo.O que há de verdadeiro nesta informação.
26, Outubro, 2014 @ 19:58
Caro Ernesto
Provavelmente não há qualquer verdade nessa informação.
Quando diz que faz mal ao sangue gordo, refere-se a hiperlipidemia? Isto é, os níveis de colesterol e triglicerideos estão acima do valor normal?
Ou será sangue grosso? Um termo popular para definir hipercoagulação?
Quando diz que é grande apreciador de dióspiros, o que quer isso dizer? Come 5, 10? De uma só vez e num só dia?
Não há na literatura científica dados que mostrem ser necessária a interdição no consumo normal de um dióspiro ou mesmo dois na situação que chama de sangue gordo.
Bioativo, antioxidante e anticancerígeno?! | Re-Planta!
5, Novembro, 2014 @ 11:43
[…] de água. Da variedade de frutos que habitualmente consumimos, o dióspiro é dos mais bioativos devido à presença assinalável de substâncias antioxidantes, antimutagénicas e […]
11, Novembro, 2014 @ 21:05
Completo este mês 80 anos de idade se chegar ao dia 26 e espero que sim. Imaginem que só hoje comi pela primeira vez este belo fruto o Dióspiro. Fiquei fã tal como já sou da Anona, do Abacate e da nossa tradicional Banana da Madeira. Aconselho vivamente o consumo priviligiado destes belos frutos. Aliás de uma maneira geral adoro fruta especialmente dentro das respectivas épocas.
Boa noite
13, Novembro, 2014 @ 17:10
Muito bem Arlindo.
Continue com esse espírito e com essa vontade de fazer uma alimentação rica em fruta, variada, aproveitando as da época.
12, Novembro, 2014 @ 17:43
Boa tarde Gostaria de saber se o dióspiro faz mal á vesícula e se engorda. São coisas que dizem… Gostaria de saber se é verdade obrigada.
13, Novembro, 2014 @ 17:07
Boa tarde Marta
O dióspiro é um fruto de outono como muitos outros.
Numa situação normal o dióspiro depois de absorvido transporta nutrientes com benefícios comprovados para a saúde humana.
Todos os alimentos engordam quando são consumidos em doses superiores às necessidades nutricionais diárias, e quando não há atividade suficientes para gastar o que foi consumido em excesso.
Quando há disfunção vesícular, a vesícula não responde como deveria, mas isso pode acontecer com qualquer alimento, sobretudo após refeições ricas em gordura.
14, Novembro, 2014 @ 23:52
eu gostava de saber se comer uns 5 dióspiros por dia
faz algum mal.
sei que tem muitas vitaminas, ferro e outras mais. Sei tem muitos beneficios.
15, Novembro, 2014 @ 10:46
Mal não faz. Mas até a fruta que é parte integrante da alimentação saudável deve ser consumida com moderação.
Porquê comer 5 se pode comer 2? N dia seguinte pode voltar a comer, novamente.
18, Novembro, 2014 @ 4:49
Descobri agora agora uma nova variedade de dióspiro chamado PICUDO. O nome advém da sua forma oblonga e pontiaguda (ligeiramente mais alto que largo) e come-se quando está mole e avermelhado. Tem uma polpa carnuda e doce, sobressaindo as suas “línguas” que são uma delícia. A pele é geralmente pintalgada com umas pequenas manchas ou uns riscos escuros, mas é esta característica que que lhe dá um incomparável sabor. Como qualquer outra variedade de dióspiro, mantém todos os benefícios conhecidos para a saúde.
26, Novembro, 2014 @ 14:00
Obrigado Adalberto pela sua partilha.
28, Novembro, 2014 @ 21:46
Tenho tendência à subida de diabetes, será que se comer dióspiros tem alguma influência para esta doença?
30, Novembro, 2014 @ 17:03
Não Manuel
O que quer dizer é se os dióspiros podem influenciar negativamente o valor da glicose no sangue.
Se comer com bom senso este fruto, e bom senso quer dizer de forma equilibrada, como come outro fruto: uma maçã, uma pêra, não vai ter nenhum impacto negativo. Tem sim, impacto negativo, portanto aumento dos níveis de glicose se no lugar de um dióspiro comer um doce. O açucar natural dos frutos não tem o mesmo impacto que o açúcar adicionado aos alimentos, ou às bebidas.
11, Janeiro, 2015 @ 11:01
Bom dia, gostava de saber, se para obter os benefícios do dióspiro, tem que haver um consumo diário ou regular, tenho (colite ulcerosa) será benéfico ? Pois tenho a possibilidade de ter sempre este magnifico fruto, uma vez que tenho família com terrenos e que tem as duas qualidades, obrigado pelos vossos esclarecimentos.
Mário Avellar
14, Janeiro, 2015 @ 17:43
Mário
Como todos nós somos muito diferentes, também ao nível da tolerância alimentar, só o Mário poderá verificar se a sua colite ulcerosa o vai deixar comer ou não este fruto. Em caso afirmativo, deverá comer dióspiro na sua época (entre setembro e dezembro). Depois deve dar lugar na sua alimentação a outros frutos de se sobrepõem à medida que as estações mudam.
A Organização Mundial de Saúde recomenda diariamente entre 3 a 5 frutos para que possamos beneficiar das vantagens nutricionais que a fruta pode proporcionar com o aporte de múltiplas vitaminas e minerais e outras substâncias muito importantes: fibras e fitoquímicos. No Stop Cancer Portugal recomendamos: variedade, equilíbrio e bom senso para viver uma vida de bem-estar.
28, Janeiro, 2015 @ 21:08
Boa noite… gosto muito de diospiros e desde Novembro que como todos os dias 1 sem excepçao…reparei nas suas respostas que este fruto deve ser consumido no Outono pois é esse o mês da sua gestação…mas não tem problema algum se continuar comendo apesar de já não ser o tempo dele pois não? Obrigado pela atenção…
José Nunes
30, Janeiro, 2015 @ 20:50
Não José.
Aproveite mas sempre num contexto saudável.
2, Fevereiro, 2015 @ 15:14
Dióspiro – a melhor fruta do mundo. Quando vou ao supermercado raramente me esqueço de comprá-la!
1, Outubro, 2015 @ 21:07
sou diabética e como 2 ou 3 dióspiros por dia e faço todos os anos e sinto me bem
5, Outubro, 2015 @ 17:35
obrigado pelo seu comentário.
10, Outubro, 2015 @ 22:38
.Fiquei feliz por conhecer ;Stop Cancer Portugal: .!-Porque adoro este fruto desde pequenina .2 -Porque conheci as suas propriedades medicinais e vou introduzi-lo na dieta alimentar dum familiar portador ” desta terrivel doença do sec .21″.Obrigada
11, Outubro, 2015 @ 23:55
Coimbra 15.10.11
Tenho 3 diospireiros no meu terreno. Como sempre, adoro este fruto e agora fiquei a saber da elevada qualidade que nos proporciona á nossa saúde. Só é pena um enorme problema que tenho, ganham umas pintas pretas e passados uns dias ficam com bichos junto ao pé. Claro que os como, retirando a zona preta. Sabem por acaso como evitar estas pintas pretas? Nunca usei pesticidas e também não seria agora que caldeasse a arvore, o que hei-de fazer?
Cumprimentos e obrigado, Francisco Gomes
12, Outubro, 2015 @ 3:14
Boa noite. Adoro dióspiros. Sempre tive grande empatia por este fruto, aliás, como por toda a fruta, a ponto de fazer cerca de metade da minha dieta diária com diversas espécies, substituindo, mesmo, refeições… Uma empatia quase fabulosa, talvez alimentada pelos dois mais-que-seculares dióspireiros que existem na área agrícola cá de casa: um magestoso “coroa-de-rei”, de tronco musgoso, altivo, com cerca de 10 metros de altura, com ramos que, como pináculos de catedral, apontam o céu, em todas as direcções, como braços erguidos em louvor do Alto, de quem, segundo a mitologia, são alimento. A outra árvore, posto que igualmente imponente, produz um outro tipo de dióspiro, que sempre classifiquei de “serôdio”, mas que agora sei ser de qualidade diferente, não de pior qualidade, igualmente muito saboroso, mas mais seco: talvez o dióspireiro “caqui”, não direi “chocolate” porque não possui os laivos acastanhados que, segundo as descrições, possuem os do Brasil, talvez por causa do clima, que deve influenciar nas características da fruta… E desde criança que trepo àquele, que de forma particular, quase mística, sempre me atraiu, e a que presto verdadeiro culto. É inevitável tocar-lhe, colher os seus frutos, trepar, balouçar nos seus ramos, que pela sua posição altaneira, no morro sobre o Douro, defronte da cidade do Porto, com vistas sobre a embocadura do rio, me dá a sensação de ver o mundo de cima… Enfim, impressões delidas no espírito, desde criança. E esta árvore dá muito fruto, centenas deles, grandes, também pequenos, mas a maior parte do tamanho da palma da mão, polposos, suculentos, doces como mel, laranja ou vermelho-fogo, se mais maduro, atracção de pássaros, como da pequenada, muitos, bicados, mas aproveitáveis em grandes bacias de faiança, ainda em uso secular, são, as mais das vezes, autêntica refeição: o sumo aguado misturado com umas “línguas” que se vão soltando do miolo, do ventre do fruto, autentico manjar de deuses. Obrigado pela informação.
20, Outubro, 2015 @ 12:38
Obrigado pelo seu comentário.
12, Outubro, 2015 @ 20:57
Eu tenho um diospireiro de coroa de rei. São os melhores do mundo. Todos os anos dá centenas de dióspiros. Ofereço a quem gostar!!! ( alguns, não todos )
12, Outubro, 2015 @ 23:20
Boa noite.
Tenho uma arvore no meu quintal, e nesta epoca como bastantes, tenho dias que como 4 a 5 por dia. tenho pena que se estrague. sera que estou a abusar da quantidade, ja li todos os comentarios.
Existe alguma maneira para fazer aguentar o amadurecimento, ……….
Obrigado.
16, Outubro, 2015 @ 20:12
Eu costumo comer 2 a 3 por dia, pergunto faz mal? obrigados.
3, Novembro, 2015 @ 10:52
tenho um diospireiro “coroa de Rei” grande e dá todos os anos imensos frutos! como adoro esse fruto, como sempre muitos todos os dias, como logo em jejum cerca de 3 grandes e continuo comendo durante o resto do dia, enfim como imensos todos os dias,pois é um fruto que adoro! Gostaria de saber se faz mal comer muitos, cerca de 10, todos os dias!… Obrigado pela resposta
9, Novembro, 2015 @ 12:30
Arminda
Não acha que 10 por dia é demais?
Todos os dias precisamos de consumir entre 2 a 3 peças de fruta mais 2 ou 3 doses de vegetais. A variedade é fundamental na alimentação.
8, Dezembro, 2015 @ 21:42
Gostaria de perguntar quando se pode podar as arvores de diospiro ? Obrigado …
8, Dezembro, 2015 @ 11:41
Gostaria de saber em que altura do ano se pode podar a arvore pois tenho uma arvore e está toda caida e mal tratada,pois eram meus pais que tratavam e nao apreciavam este fruto entao não tratavam da arvore convenientemente ,tenho tambem umas sementes que gostaria de saber como plantar pois adoro este fruto obrigado agradecia quem soubesse me podesse ajudar,
5, Novembro, 2016 @ 11:18
Adoro este precioso fruto, mas comi 3 e fiquei pouco tempo depois com dores no estomago, será que comi demais? A minha sogra diz que não se pode comer mais de 2 seguidos.
5, Novembro, 2016 @ 14:01
A moderação é a resposta cara Celina.
Se fosse comer maçã ou pera comeria três seguidas?
8, Setembro, 2017 @ 23:36
Tenho 54 anos, nasci e cresci em Angola. A minha infância foi testemunhada por mamoeiros, goiabeiras, bananeiras, mangueiras, e mais algumas centenas de árvores de deliciosos frutos q tive o privilégio de comer. Todos eles diferentes no paladar mas um mais gostoso q outro. Apenas há cerca de sete ou oito anos atrás provei o dióspiro (amarelado e amadurecido na planta e não conservado em frigorífico). Fiquei maravilhado com o prazer de saboreá-lo. É realmente uma delícia. Desde aí q na devida época não resisto em comer um ou dois por dia. Quanto ao sabor, só encontro paralelo numa boa manga ou papaia (de Benguela) mas com textura diferente. Para quem ainda não provou, aconselho a fazê-lo. Junte p útil (benefícios) ao agradável e tenha o prazer degustar um dos frutos mais deliciosos do mundo.
Obrigado pela oportunidade.
15, Outubro, 2017 @ 15:06
obrigado pela sua colaboração.
31, Outubro, 2017 @ 17:26
Alfredo Dino Gomes
eu tenho uma arvore de diospiros nao conhecia a fruta nem como a comia a primeira estava amarela pençava que estava madura pois fiquei com a bouca a amargar pedi informaços sobre a fruta e entao vi que o diospiro tinha que ficar bem maduro ate ficar mole e arreguar assim eu fiquei fan dos diospiros
23, Novembro, 2017 @ 11:18
Adoro esta fruta.!!! E podesse fazer muitas coisas com ela. De sobremesas a confeituras , e em fruta seca que é tambem uma delicia.
9, Janeiro, 2019 @ 14:40
O Dióspiro é contra-indicado a doentes com cancro de mama e que estejam em processo de quimioterapia? No caso de toxicaçao hepatica pode também ser consumido?
24, Janeiro, 2019 @ 15:20
Cara Elsa
Pode dar mais detalhes ou indicar-me em que fontes se baseia para fazer essa pergunta?