Prevenir o cancro todos os dias (continuação)
Uma das armas para a prevenção do cancro, acessível a todos, passa por adoptar hábitos alimentares saudáveis através de uma alimentação equilibrada, variada e rica em fibras. Por outras palavras, é uma alimentação maioritariamente composta por vegetais.
Existem dados científicos disponíveis a comprovar os benefícios dos vegetais na prevenção de alguns tipos de cancro.
Mas, então, o que leva a maioria das pessoas a ignorar os vegetais diariamente na alimentação?
De facto, vamos ignorando os vegetais, com algum sentido de despreocupação; isto porque no nosso dia a dia não fazemos uma ligação directa entre a alimentação e a saúde. Estamos muito ocupados a viver o presente. A doença não é uma preocupação agora e o futuro há-de vir, está longe… só acontece aos outros, diz-se!
Apesar das campanhas de rastreio e dos tratamentos que oferecem a cura, não se deve desperdiçar nenhuma estratégia para combater o cancro.
Os vegetais contêm muitas substâncias protectoras e são armas poderosas prontas a usar: têm capacidades para impedir ou interromper o desenvolvimento do cancro. Os cientistas designam-nas por fitoquímicos. Estão identificados mais de 25.000 compostos fitoquímicos com potencial anticancerígeno, entre elas encontramos os carotenóides, os polifenóis, as vitaminas, e outros nomes bem mais complicados.
Os vegetais são fontes ricas de folatos que desempenham um papel muito importante na síntese, reparação e metilação do DNA. Estes mecanismos bioquímicos são alguns exemplos das defesas naturais do organismo contra o cancro. Sem folatos disponíveis no corpo, como pode o organismo desempenhar o seu papel protector?
A tarefa de cada pessoa passa por comer aquilo que o seu corpo precisa. Por exemplo, a beterraba é um vegetal especialmente rico em ferro e ácido fólico, mas se não gostar deste, há outros vegetais que vão permitir variar todos os dias. Não faltam opções no mundo dos vegetais.
Stop Cancer Portugal » And the winner is…
9, Março, 2010 @ 13:04
[…] para temperar, são excelentes fontes de compostos fitoquímicos com acção preventiva (referido aqui) em alguns tipos de cancro e outras doenças crónicas. Outro ponto importante é a sopa oferecer […]
Dióspiro! » Stop Cancer Portugal
22, Outubro, 2010 @ 9:05
[…] C (7.5 mg/100g). É um dos frutos mais bioactivos e esta capacidade deve-se à presença de fitoquímicos, tais como os carotenóides, em particular a ß–criptoxantina, a zeaxantina e o betacaroteno, […]
A Força da Natureza: Misturar diferenças » Stop Cancer Portugal
11, Janeiro, 2013 @ 12:10
[…] chemoprevention by natural products: how far have we come? Pharm Res. 2010 Jun;27(6):950-61.; http://www.stopcancerportugal.com/2010/03/07/prevenir-o-cancro-todos-os-dias-continuacao/ #dd_ajax_float{ background:none repeat scroll 0 0 #FFFFFF; border:1px solid #DDDDDD; float:left; […]
diÓSpiro! » Stop Cancer Portugal
18, Outubro, 2013 @ 10:01
[…] C (7.5 mg/100g). É um dos frutos mais bioativos e esta capacidade deve-se à presença de fitoquímicos, tais como os carotenóides, em particular a ß–criptoxantina, a zeaxantina e o betacaroteno, […]