Prevenir o cancro todos os dias

Calendário

Prevenir o cancro todos os dias é a melhor forma de lutar contra o seu aparecimento. É uma área onde devemos dedicar especial atenção e depositar fortes convicções. A prevenção deve ser um objectivo de todos, isto porque as doenças oncológicas constituem a segunda principal causa de morte no nosso País.

Em Portugal não há, de facto, uma cultura que promova a prevenção das doenças, nomeadamente das oncológicas, colocando em acção de forma tão eficaz e com os mesmos recursos como se faz para o tratamento destas. A prevenção primária (a que deve estar em primeiro), do cancro em Portugal é apenas planeada e pouco accionada.

Com a Primavera de 2010 a chegar, os objectivos fixados como prioritários no Plano Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas 2007/2010, continuam em formato papel. Portanto, o cenário de prevenção do cancro para Portugal é  mesmo “primário”!

A prevenção das doenças oncológicas funciona apenas com alguns rastreios, nomeadamente o do cancro da mama e, desde há um ano, o do colo do útero. Mas os rastreios são acções pertencentes a um nível prevenção dita secundária, quer isto dizer, é uma prevenção accionada depois da prevenção primária.

No entanto, há uma boa notícia: cada um de nós, quando devidamente informado e orientado, pode começar a prevenir o cancro. A prevenção primária começa no indivíduo e inclui: hábitos alimentares saudáveis, moderação no consumo do álcool, prática de uma actividade física regular, abstenção do tabaco, exames médicos regulares e exposição mínima a poluentes do ar, da água e dos alimentos.

Falaremos de todas estas diferentes áreas por aqui, mas, pela parte que me toca, falaremos muito de nutrição.

A nutrição é hoje identificada como tendo um papel decisivo na prevenção de doenças do foro oncológico, como indicam muitos estudos epidemiológicos. Segundo o World Cancer Research Fund (WCRF) e o American Institute of Cancer Research (AICR), uma alimentação variada contendo quantidades adequadas de vegetais e frutas, só por si, pode prevenir cerca de 20% de casos de cancro.

Há muito por fazer, muitas decisões e atitudes para tomar todos os dias que dependem apenas de cada um de nós. Pequenas atitudes e acções podem resultar em grandes transformações.

Lembre-se: nunca é tarde para começar. E a partir de hoje pode contar com uma nova ajuda em Stop Cancer Portugal.

Fonte:  World Cancer Research Fund / American Institute for Cancer Research. Food, Nutrition, Physical Activity, and the Prevention of Cancer: a Global Perspective.Washington DC: AICR, 2007

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.