Crónicas

Da fragilidade

Da fragilidade

Esta é aquela hora das perguntas todas.Aquela em que nos pomos a olhar para todos os lados, à procura de culpados. Nesta busca frenética, há um instante em que mudamos a direção do olhar: voltamo-nos para cima.

Nós, em Raio X

Nós, em Raio X

Há um café onde gosto de rever amigos que tem um pormenor que me perturba sempre: a casa de banho! Acreditem! – Usá-la é uma experiência única! Eu explico: a casa de banho em questão não tem tinta, azulejo ou outra decoração comum nas paredes. Tem, ao invés disso, espelhos e mais espelhos. Espelhos em todos os lados. Se fizerem um exercício de imaginação, conseguirão perceber facilmente que se trata de uma experiência reveladora!

O corpo está preparado para a saúde

O corpo está preparado para a saúde

A maioria das perturbações orgânicas, incluindo a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares deve-se à adoção e permanência de estilos de vida, hábitos, rotinas e comportamentos que, aliados a alguma ignorância e muita ingenuidade, atentam contra o estado de saúde ótimo a que todos temos direito. Muitos dos nossos hábitos, que se instalam por(…)

Cada vez mais o stresse ataca a saúde

Cada vez mais o stresse ataca a saúde

Um dos maiores agentes ativadores de doenças é o stresse. O stresse não causa apenas nervosismo, síndrome do pensamento acelerado ou sensação de fadiga. Ele é o principal responsável por uma série de perturbações orgânicas e doenças, em especial as inflamatórias e as infeciosas. O stresse pode ser psicológico, físico e social. O primeiro relaciona-se(…)

Estados mentais influenciam a saúde

Estados mentais influenciam a saúde

Se fossemos capazes de usufruir de uma visão microscópica descobriríamos que vivemos rodeados de ameaças à nossa saúde. Vírus, bactérias, fungos e outros seres pouco amistosos estão por todo o lado. O panorama só não é aterrador porque não os vemos. São demasiado minúsculos. Há ainda aqueles agentes de natureza mais subtil que não são(…)

A saúde como valor

A saúde como valor

A saúde é um bem precioso demais para a negligenciarmos. Para a maioria das pessoas, a saúde está à frente da felicidade na escala das suas preocupações centrais. Isso é bom. São estados que se relacionam entre si. Por isso é que as pessoas felizes têm geralmente melhores defesas imunitárias e vivem mais tempo. E(…)

Programar a mente para a saúde

Programar a mente para a saúde

Muitas pessoas estão, neste preciso momento, doentes mas ainda não o sabem. Várias enfermidades atacam silenciosamente durante anos sem quaisquer sinais da sua permanência. Em outros casos (talvez a maioria), são as pessoas que, inadvertidamente, estão a promover condições para o aparecimento de doenças e outras mazelas sem que disso tenham, todavia, consciência. Ou se(…)